A vanguarda cinematográfica de Ingmar Bergman

Mostra reúne 51 filmes assinados pelo diretor sueco

divulgação
Mostra reúne mais de 50 longas do diretor Ingmar Bergman

Sufocado pelo assombro da modernidade que começava assolar a sua época, o cineasta sueco Ingmar Bergman usou a câmera como ferramenta que espelhasse esse seu estranhamento com as convergências comportamentais do mundo que o cercava.

Questionamentos inerentes à existência humana, como morte, desejo e religiosidade, permeiam a vasta produção do diretor, apontado por Woody Allen como “provavelmente o maior diretor desde a invenção da câmera”.

Entre 13 de junho e 15 de julho, o público paulista entra em contato com o mundo cinematográfico do cineasta na “Mostra Ingmar Bergman”, em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Com mais de 50 títulos, a exposição é a maior já realizada na capital paulista com obras do diretor. Os ingressos para as sessões custam até R$ 4.

Com curadoria de Giscard Luccas, a mostra passeia por diversos momentos da carreira de Bergman, em filmes consagrados como “Luz de Invermo”, “Monica e o Desejo” e “Da Vida das Marionetes”.

Confira dois filmes de Bergmann que você encontra na programação da mostra:

Através do Espelho

Através do Espelho (Såsom i en spegel, Suécia, 1961, 112′)

Em 1963, o filme foi vencedor do Oscar na categoria “Melhor Filme Estrangeiro”, e marcou o início da “Trilogia do Silêncio”, que é completada por “O Silêncio” e “Luz de Inverno”. A trama apresenta uma família que, isolada em uma ilha durante as férias, passa por um processo de degradação devido aos distúrbios psicológicos de Karin, uma jovem garota.

A Fonte da Donzela

A Fonte da Donzela (Jungfrukällan, Suécia, 1960, 89′)

A narrativa se passa no século 16, norte da Europa, em uma época em que a população sueca estava dividida entre ideologias cristãs e pagãs. Um casal adepto ao cristianismo passou todos os valores da religião para sua filha. Certo dia, a garota se dirigiu à igreja para acender velas para Virgem Maria, e durante o percurso, foi violentada e assassinada por dois pastores, que posteriormente vão pedir abrigo aos pais da garota inconscientemente. Uma equação trágica faz com que o casal descubra que a dupla de pastores é autora do crime, e eles tentam se vingar a qualquer custo.

http://www.youtube.com/watch?v=JjQkpsrni-M

Por Redação