ABAP 2010 Arquitetura Paisagística no Brasil

Terça-feira, dia 30 de novembro, às 19h30, o Museu da Casa Brasileira abre a Mostra “ABAP 2010 Arquitetura Paisagística no Brasil”. A exposição fica em cartaz até o dia 16 de janeiro.

A versatilidade e a importância da Arquitetura Paisagística está refletida na mostra por meio da diversidade dos projetos e da consequente indicação das tendências do mercado. Um dos objetivos da exposição é provocar a reflexão sobre o impacto e as dificuldades que os profissionais desta área têm enfrentado junto ao cotidiano da cidade.

Com curadoria de Benedito Abbud, Eduardo Barra, Evani Kuperman, José Tabacow, Luiz Vieira, Luciano Fiaschi, Lucia Porto e Raul Pereira, a mostra reúne desde os projetos dos fundadores da ABAP, como Roberto Burle Marx, Rosa Grena Kliass e Fernando Chacel, ao que há de mais contemporâneo na arquitetura brasileira.

ABAP

Em maio de 1976, foi criada a ABAP. A arquiteta paisagista Rosa Grena Kliass, então membro individual da IFLA, reuniu um grupo de profissionais atuantes em São Paulo e, juntos, decidiram pela fundação de uma associação que representasse o Brasil na instituição internacional. Dois anos depois, em 1978, a jovem ABAP ousou ao sediar em Salvador, Bahia, o XVI Congresso da IFLA, aglutinando profissionais de todo o Brasil e de diversos países.

A principal meta da ABAP é a promoção da profissão do arquiteto paisagista, respondendo aos desafios criados pelas intervenções na paisagem nas mais diferentes escalas e nos mais diversos ambientes. Para tanto, promove visitas técnicas, cursos, palestras, encontros e seminários de aperfeiçoamento profissional, além de exposições, publicações e outras atividades.

A consolidação deste processo pode ser constatada pelo fato de a entidade contar hoje com associados de doze unidades da Federação e representar a terceira maior associação de profissionais da área do continente americano, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e do Canadá, nações em que a arquitetura paisagística já conta com mais de cem anos de institucionalização.