Acervo Mariposa valoriza a dança através de vídeos

Programa de gestão de vídeos reúne e divulga trabalhos nacionais há 6 anos

Por: Redação
Coordenadora do Acervo Mariposa, Nirvana Marinho propõe difusão da dança por meio da gestão de vídeos

Nirvana Marinho tem uma ligação de longa data com a dança. Já se passaram mais de vinte anos desde que começou a lidar com a arte dos movimentos do corpo, tanto na prática quanto na teoria. Premiada nos palcos, a artista graduou-se em dança pela Unicamp e na PUC-SP recebeu o título de doutora em Comunicação e Semiótica.

Entre apresentações e pesquisas, Nirvana percebeu algumas lacunas da arte no Brasil. A principal dizia respeito à ausência de informações catalogadas do que é criado no país. “Percebi que nós não temos repertório audiovisual do que a gente vê e do que a gente faz por aqui”, conta. Detectou ainda que as poucas iniciativas existentes careciam – e ainda carecem – de políticas de acesso que aproximem o grande público das informações coletadas.

Numa viagem ao exterior em 2001, deparou-se com um grande acervo de dança e vislumbrou as possibilidades de desenvolver algo parecido em solo brasileiro. Estudou os modelos das licenças Creative Commons – que permitem diferentes graus de cópia e compartilhamento de material criativo – e em 2006 fundou o Acervo Mariposa.

O programa de gestão de vídeos de dança divulga gratuitamente trabalhos de diversos coreógrafos e companhias do país. Tudo devidamente regulamentado. “O artista assina um termo de autorização do creative commos, ciente de como o vídeo dele pode ser divulgado, delimitando também até que ponto pode ir essa divulgação”, esclarece. Ações artístico-culturais, educativas e serviços de curadoria completam a proposta do acervo.

Cultivando uma relação de respeito com os artistas e funcionando de modo autônomo (o projeto se sustenta por meio de financiamento de recursos através de leis de incentivo), o Acervo Mariposa cresceu e hoje está presente em diferentes Estados e também no exterior. “Nossa prática nos dá autonomia para propor novos modos de acesso, de apreciação e de novas parcerias”, conta Nirvana.

Para saber mais sobre o Acervo Mariposa visite o site: http://acervomariposa.com.br/