Adoniran Barbosa é homenageado por Osvaldinho da Cuíca

Dia 23 de maio, às 15h, participa do projeto “Escola do Samba” Osvaldinho da Cuíca que homenageia o centenário do sambista Adoniran Barbosa.

O “Escola do Samba” visa resgatar e difundir o samba de raiz através de um evento cultural gratuito no bairro do Rio Pequeno com a finalidade de reunir sambista, artistas e admiradores da cultura brasileira para prestar homenagem a grandes compositores da história do samba.

Além de Osvaldinho, já tocaram neste projeto o grupo de samba Quinteto em Branco e Preto, os músicos Toninho Carrasqueira, Tião Carvalho e Dinho Nascimento, que fará uma participação especial nesta edição. O Bloco Treme Terra também fará uma participação especial no evento.

O evento também marca a inauguração do núcleo de educação de cultura afrobrasileira Espaço AFROBASE.

divulgação
Homenagem à Adoniran Barbosa

Sobre Adoniran Barbosa

João Rubinato, conhecido como Adoniran Barbosa, nasceu na cidade de Valinhos, em São Paulo, no dia 06 de Agosto de 1910. Aos 14 anos começa a trabalhar como entregador de marmitas e 8 anos mais tarde vira vendedor de tecidos. No mesmo ano, Rubinato começa a participar de programas de calouros na rádio e adota o pseudônimo Adoniran Barbosa.

Em 1934 fica em primeiro lugar no concurso carnavalesco promovido pela prefeitura de São Paulo com a marcha Dona Boa. Nas décadas de 50 e 60 fez as suas principais composições como Saudosa Maloca, Samba do Arnesto, Tiro ao Álvaro e Trem das Onze. Adoniran Barbosa morreu em 1982.

Por Redação