Anna Mariani: pinturas e platibandas

Até o dia primeiro de agosto, o Instituto Moreira Salles apresenta a exposição Anna Mariani: pinturas e platibandas, com 24 imagens de fachadas feitas pela fotógrafa em sete estados do Nordeste do Brasil: Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. Com curadoria do crítico de arte Rodrigo Naves, trata-se da seleção das mais de 2 mil fotos de platibandas que a fotógrafa fez na região entre os anos de 1976 e 1987.
As imagens foram mostradas pela primeira vez em 1987, na XIX Bienal Internacional de São Paulo. Depois disso correram o mundo – passaram pela França, Alemanha, Finlândia, entre outros países – e praticamente não foram mais vistas no Brasil. As fachadas são sempre mostradas em um ângulo frontal, sem a presença de pessoas e interferência da paisagem. Para Rodrigo Naves, a inexpressividade voluntária das imagens se refere a uma existência de pouca complexidade e de relações diretas entre os homens e deles com a natureza, com tudo que essa vida tem de harmonioso e, por outro lado, de limitador.
As pinturas à base de cal dessas casas, elaboradas sobre fachadas e platibandas, é resultado da transparência e da luminosidade que só é possível graças às práticas tradicionais de caiação, técnica que aos poucos tem sido substituída por novos materiais e processos sem as mesmas características.
Palelamente à exposição, o IMS lança uma nova edição revista e ampliada pela própria autora do livro Pinturas e platibandas, publicado originalmente em 1987, com textos de Ariano Suassuna, Caetano Veloso e Jean Baudrillard.