Antonio Peticov ganha exposição no Espaço Cultural Citi

Divulgação
Obra de Antonio Peticov

O Espaço Cultural Citi apresenta, de 24 de maio à 16 de julho, a mostra “Antonio Peticov – A Forma Oculta”, com 22 trabalhos de tinta acrílica sobre tela que cobrem um período de 1988 à 2009, com absoluto predomínio de obras realizadas a partir de 2006.

As anotações visuais de Peticov tratam das relações com a terra, árvores, paisagens e frutos; o registro do ser humano; as formas simbólicas; a criação de sistemas lúdicos bidimensionais ou tridimensionais, que tenham significados subjacentes e ofereçam leituras em vários níveis. E todas estas construções do espírito são objeto de constante experimentação, cotejos, remontagens, comparações, apropriações e, finalmente, de discussão e procura da herança grega, a proporção áurea, vínculos com a história da arte e as regras de construção da forma.

Sobre Antonio Peticov

Peticov trabalha com pintura, desenho, gravura, escultura e ilustração. Faz instalações como Balli Ballet (1982), em Cloudwalk Farm, Connecticut, e The Big Ladder – Scala Cromatica (1983), para a New York Art Expo, nos Estados Unidos. Apresenta, em 1989, o Projeto Natura – Rio Pinheiros na 20ª Bienal de São Paulo, prevendo a plantação de várias espécies de árvores ao longo do rio Pinheiros. Em 1992, cria o Projeto Bosque Natura, para a Conferência da Organização das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, no Rio de Janeiro. Realiza, em 1990, o mural Momento Antropofágico com Oswald de Andrade, instalado na estação República do metrô, em homenagem ao centenário do escritor. Em 2003, lança o livro Trabalhos Escolhidos, juntamente com a exposição no MASP. Em suas pinturas trabalha freqüentemente com séries temáticas, utilizando conceitos da física e da matemática, relacionados ao espectro de cores e à luz.