Apartamento vira exposição

As filmagens de Lucas Bambozzi a procura de um novo apartamento acabou virando exposição. Em sua peregrinação em busca de um novo lar, ele passou a filmar salas e quartos vazios sempre que os corretores saíam de cena.
A mostra é a primeira individual do artista em seu espaço. A instalação ocupa todo o andar térreo da Luciana Brito Galeria. Veja as imagens

O espaço interior é, a princípio, a representação de um apartamento vazio moldado por sugestões visuais projetadas em suas paredes, janelas e portas – ora reais, ora fictícias. Trata-se de uma arquitetura preenchida por outra, um lugar que se transforma em vários.

As cenas apresentam partes de quartos e cômodos provisórios, captadas ao longo dos últimos quatro anos, enquanto o artista buscava apartamentos ou casas para alugar pela cidade de São Paulo. Os ambientes sugeridos nessas gravações oscilam entre o que se vê e o que se imagina que possa  ter acontecido neles.

Partindo da idéia de que a presença do outro é sempre percebida subjetivamente, o trabalho discorre sobre as evidências que pontuam nossa percepção no espaço em relação às pessoas que o percorrem ou o habitaram. As imagens são como visões vagas, resultado da noção enganosa que as formas podem produzir. Estas se transformam, as paredes se modificam, o espaço se reconfigura e atribui-se memória a este ambiente.