Apresentação de membros da Associação Brasileira de Música Clássica Japonesa

A apresentação “Tons De Outono” será realizada neste sábado, dia 19 de fevereiro, na Biblioteca Mário de Andrade, pelos músicos Danilo Tomic e Alexander Iwami (shakuhachi), Camilo Carrara (violão), Kayami Satomi (violoncelo), Tamie Kitahara, Yuko Ogura e Reiko Nagase (kotô).

Em São Paulo, entre as instituições que mais têm se dedicado ao estudo da música antiga e contemporânea do Japão, destaca-se a Associação Brasileira de Música Clássica Japonesa, que ensina aos alunos instrumentos tradicionais como o shakuhachi (de sopro) e o kotô (de cordas). Atualmente a sociedade é dirigida por um de seus principais discípulos, o compositor paulistano de origem sérvia Danilo Tomic, mestre em shakuhachi.

Executado com instrumentos tradicionais, o programa apresentado na Biblioteca reúne obras da música clássica japonesa dos séculos 8 ao 18, de autores anônimos e de Yoshisawa Kengyo; composições criadas entre 1930 e 1950, compostas por Michio Miyagi e Rando Fukuda; e obras contemporâneas de autores como Kohachiro Miyata, Katsuhiko Yoshizaki e Danilo Tomic.