Artista espanhol apresenta obras que criticam a imprensa
O conceituado artista contemporâneo Antoni Muntadas é tema de exposição da Estação Pinacoteca. Nascido em Barcelona, sua obra analisa as relações entre a sociedade e a mídia.
A abertura ocorre sábado, dia 26 de fevereiro, a partir das 11h30 e vai até o dia 8 de maio. A entrada custa R$ 6 e aos sábados é gratuita.
A mostra apresenta cinco obras, sendo duas delas contextualizadas no Brasil: Stadium XIV e Alphaville e outros, realizadas especialmente para o espaço.
- 8 cursos gratuitos sobre sustentabilidade e ESG
- Sintomas comuns de câncer de fígado que podem ser confundidos com indigestão ou outras condições mais simples
- Estes são os motivos pelos quais você deve parar de roer a unha
- Tirar cidadania italiana vai ficar mais cara em 2025; entenda
Esta é a primeira exposição no Brasil que seu trabalho de forma mais ampla, com obras realizadas em diferentes épocas de sua produção, de 1978 a 2011.
Na ocasião da mostra, também será lançado catálogo com textos do curador, Ana Belluzzo, Guy Brett, Teresa Caldeira e Cristina Freire. A curadoria é de José Roca, curador da 8ª (ou 8º, segundo o release) Bienal do Mercosul.
Muntadas e o Brasil
Muntadas expõe no Brasil desde 1970 e participou de duas edições da Bienal Internacional de São Paulo, em 1981 e 1983. Também expôs indivualmente suas obras na Galeria Luisa Strina, em São Paulo e no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, em 200.
Sua produção artística observa de maneira crítica a imprensa escrita e audiovisual, evidenciando a maneira como é construída a opinião pública, como é gerado o consenso e sedimentado o “senso comum”.