As imagens de São Paulo Buenos Aires expostas no Museu Lasar Segall

O Museu Lasar Segall continua com a exposição “Profissão fotógrafo Hildegard Rosenthal – Horacio Coppola”, com obras do artista argentino Horacio Coppola (1906), e da fotojornalista alemã Hildegard Rosenthal, (1919-1990), radicada no Brasil.

fotos: divulgação
Horacio Coppola

São 45 fotografias, com olhares sobre as cidades de São Paulo e Buenos Aires, entre as décadas de 1930 e 1940. Os retratos mostram as semelhanças das duas metrópoles e as grandes transformações das décadas, em momento de expansão. A mostra fica em cartaz até o dia 4 de abril.

Hildegard Rosenthal (1913-1990) viveu até a adolescência em Frankfurt, na Alemanha. Documentou São Paulo, Rio de Janeiro, o interior paulista e cidades do sul do Brasil, além de retratar diversas personalidades da cena cultural paulistana, como o pintor Lasar Segall e o escritor Guilherme de Almeida.

Foto de Hildegard Rosenthal

Horacio Coppola (1906) começou na fotografia em 1927 por influência de seu irmão mais velho, que usava uma câmera de grande formato.

Autodidata, tendo como referência nomes como Félix Nadar e Edward Weston, aprendeu a fotografar nas ruas da capital argentina, registrando intensamente as mudanças urbanísticas, sociais e culturais da cidade.