“Atenção! Mulher na Direção” na Biblioteca Roberto Santos

A mostra “Atenção! Mulher na Direção” acontece de sábado e domingo, do dia 20 ao dia 28 de março, na Biblioteca Roberto Santos (e na Biblioteca Viriato Corrêa). A entrada é Catraca Livre.

A programação conta com longas de diretoras renomadas, como a iraniana Samira Makhmalbaf, e de novas cineastas como a libanesa Nadine Labaki, selecionada para Cannes com o filme “Caramelo”. A peruana Cláudia Llosa, cujo longa “A teta assustada” foi indicado ao Oscar, deste ano, de melhor filme estrangeiro, e ganhou o Urso de Ouro, em Berlim, também está na mostra.

Dia 20

16h

Caramelo
Em Beirute (Líbano), cinco mulheres costumam se encontrar regularmente em um salão de beleza. Lá, falam sobre assuntos como amor e sexo.

Dia 21

16h

Às Cinco da Tarde
No Afeganistão, moça sonha ser presidenta da República, enquanto a liberdade de expressão feminina avança lentamente.

18h

Chuva de Verão
No início dos anos 70, garota de 13 anos se instala com sua família em uma cabana na praia, durante um feriado. Enquanto problemas familiares afloram, ela descobre novos interesses.

Dia 27

16h

O Piano
Em meados do século 19, mulher muda sai da Escócia e vai para Nova Zelândia na companhia da filha e de seu inseparável piano para viver com seu novo marido. Lá, subverte a ordem estabelecida. Oscar de melhor atriz (Holly Hunter), de atriz coadjuvante (Anna Paquin) e de roteiro original (Jane Campion).

Dia 28

16h

Mutum
Em um local perdido no sertão de Minas Gerais, o mundo dos adultos é analisado pelo olhar de dois meninos.

18h

A Teta Assustada
Para evitar ser estuprada, moça simples recorre a um método rudimentar de proteção. O medo, porém, afeta sua vida.