Bach na Igreja da Consolação

A Orquestra Sinfônica Municipal e Coral Paulistano apresentam a obra "Paixão segundo São João"

Sob regência do maestro Nicolau de Figueiredo, a Orquestra Sinfônica Municipal apresenta concerto baseado na obra de Johann Sebastian Bach, nos dias 13 e 14, a partir das 20h. A entrada é Catraca Livre e o público confere a participação do Coral Paulistano no mesmo espetáculo.

Eisenach (Alemanha) foi a terra natal de um dos maiores compositores do estilo barroco: Bach. Seu contato com a música veio logo após a morte dos pais. Ao morar com o irmão mais velho passou a praticar clavicórdio e cravo. Seus estudos musicais se intesificaram a partir de 1703, quando  ocupou a posição de violinista numa orquestra de Weimar. Suas obras foram influenciadas pela religiosidade fervorosa que o fazia acreditar que as criações do homem são resultado da força divina.

Dentre as principais composições estão: “Tempo do Senhor”, “Tocata e Fuga em Ré Menor”, “Cravo Bem Temperado”, “Suítes para Orquestra” (ou Aberturas), “Suítes Francesas” e “Paixão Segundo São João” – tema do concerto na Igreja da Consolação.

reprodução
Com 55 anos, Bach começou a ter problemas de visão e em seus últimos anos já estava quase cego

Por Redação