Banda AfroReggae recebe convidados no palco do Itaú Cultural

Segunda semana do Seminário Antídoto leva música de vários gêneros ao Itaú Cultural. Banda AfroReggae recebe convidados no palco do instituto a partir do dia 11: Leandro de Sapucahy, Maurício Tizumba, Jards Macalé e Arnaldo Antunes; o moçambicano Stewart Sukuma participa de todos os shows

Por Redação
09/06/2009 10:27

divulgaçãoAntídoto fecha com a participação de Jards Macalé
Antídoto fecha com a participação de Jards Macalé

De 11 a 14 de junho (quinta-feira a domingo), a música domina o Antídoto – Seminário Internacional de Ações Culturais em Zonas de Conflito, que o instituto realiza em parceria com o Grupo Cultural AfroReggae até dia 28. Nestas quatro noites, a banda AfroReggae atua como anfitriã e recebe no palco do instituto personalidades da música brasileira – o samba fundido com o rap, hip hop e funk de Leandro de Sapucahy; o som afro-brasileiro mesclado com o congado de Maurício Tizumba; além de Jards Macalé, que em 35 anos de carreira já transitou com as suas músicas e composições pelo cinema, teatro, artes plásticas, televisão; e o performático Arnaldo Antunes, músico, poeta e artista visual, também conhecido por ser um dos fundadores do grupo Titãs.

Além dos brasileiros, o AfroReggae apresenta um convidado internacional: o cantor moçambicano Stewart Sukuma, que participa de todas as noites. Sukuma combina a música tradicional e contemporânea de Moçambique com instrumentação para criar um som enérgico e dançante, que pode ser chamado de Afro/Pop/Jazz.

Na primeira noite, dia 11, quinta-feira, quem sobe ao palco com AfroReggae é Leandro Sapucahy. Ele se autodenomina sambista, acima de tudo. No entanto, o seu trabalho vai além do samba, ao mesclar ao gênero elementos como o hip hop e o rap. Em Cotidiano, seu primeiro CD, contou com a participação de Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz e Marcelo D2 e, em suas palavras, solucionou a “falsa oposição” entre o samba e a inovação. O seu conceito musical junta o trabalho de talentos musicais que já são referência, com trabalhos novos e usa a música para atualizar a temática do cotidiano do morro e da violência urbana. A música, é, como ele diz, a sua arma de protesto.

Na sexta-feira, 12, o convidado da banda AfroReggae é Maurício Tizumba. Acompanhado pelo trio com o qual se apresenta há cerca de 10 anos – formado pelas cantoras e percussionistas Raquel Coutinho, Beth Leivas e Danuza Menezes – ele apresenta o repertório de sua turnê Maurício Tizumba Pelo Brasil, em que passeia pelos seus 35 anos de carreira. As canções remetem ao primeiro LP Caras e Caretas (1991), como Camelô de Farol, e incluem grandes sucessos como Sá Rainha e Maurice a Paris, além de músicas inéditas e composições de Sérgio Pererê e Vander Lee.

A semana musical do Antídoto fecha com a participação de Jards Macalé e de Arnaldo Antunes, também recebidos no palco pelo grupo AfroReggae. Compositor, intérprete, violonista, produtor e diretor musical, orquestrador e ator,  que ocupa a cena musical brasileira há 35 anos, Macalé se apresenta no sábado, 6. Ele e o AfroReggae fazem uma homenagem ao poeta Wally Salomão, morto em 2003.  O músico, poeta e artista visual paulistano, ex-integrante do grupo de rock Titãs, Arnaldo Antunes se apresenta no domingo, também ao lado dos anfitriões do AfroReggae.

Programação

Dia 11

AfroReggae, com Stewart Sukuma, recebe Leandro de Sapucahy

Dia 12

AfroReggae, com Stewart Sukuma, recebe Maurício Tizumba

Dia 13

AfroReggae, com Stewart Sukuma,  recebe Jards Macalé

Homenagem a Wally Salomão

Dia 14

AfroReggae, com Stewart Sukuma, recebe Arnaldo Antunes