Bibliotecas públicas fazem mostra sobre o áudio no cinema

As Bibliotecas Públicas Roberto Santos e Cassiano Ricardo fazem, de 4 a 26 de junho, uma série de programações dedicadas ao uso do áudio no cinema.

Desde o início, inventores e produtores tentaram casar a imagem com som sincronizado. Mas nenhuma técnica deu certo até a década de 1920. Durante 30 anos, os filmes eram praticamente silenciosos, sendo acompanhados, em muitas vezes, de música ao vivo, em outras ocasiões de efeitos especiais e narração e diálogos escritos, presentes entre cenas. A partir de 1926, teve início o cinema falado.

Esta mostra reúne filmes de ambas as fases, além de workshops.

Veja a programação abaixo:
Filmes
King Kong
(EUA, 1933, 100 min). Dir.: Merian C. Cooper e Ernest B. Schoedsack. Com Fay Wray, Robert Armstrong, Bruce Cabot e outros.

Clássica história da RKO sobre um gorila gigante que habita em uma ilha selvagem e que se apaixona por uma garota oferecida em sacrifício.

BP Roberto Santos. Dia 6, 16h

O Cantor de Jazz

(The Jazz Singer, EUA, 1927, 88 min). Dir.: Alan Crosland. Com Al Jolson, May McAvoy, Warner Oland e outros.

Considerado o primeiro filme sonoro, o longa conta a história de um rapaz judeu que sonha em ser cantor de jazz. Para isso, ele tem que enfretar as tradições de sua família.

BP Roberto Santos. Dia 6, 18h

Cantando na Chuva

(Singin’in the Rain, EUA, 1952, 103 min). Dir.: Stanley Donen e Gene Kelly. Com Gene Kelly, Donald O’Connor, Debbie Reynolds e outros.

Considerado um dos melhores musicais da história, o filme é ambientado durante a transição do cinema mudo para o falado, em 1927. Na história, um casal de atores famosos deve se adaptar à novidade sonora. Ele se sai bem, mas ela, como tem voz feia, tem que ser dublada por uma atriz iniciante por quem o galã se apaixona, despertando ciúmes na estrela.

BP Roberto Santos. Dia 13, 16h

Crônicas de Verão

(Chronique d’un été, França, 1961, 85 min). Dir.: Edgar Morin e Jean Rouch. Com Régis Debray, Marceline Loridan Ivens, Marilù Parolini e outros.

Durante o verão de 1960, o sociólogo Edgar Morin e o etnógrafo Jean Rouch pesquisam sobre a vida cotidiana dos jovens parisienses para tentar compreender seu conceito de felicidade.

BP Roberto Santos. Dia 13, 18h

A Primeira Noite de um Homem

(The Graduate, EUA, 1967, 105 min). Dir.: Mike Nichols. Com Dustin Hoffman, Anne Bancroft, Katharine Ross e outros.

Rapaz de 21 anos de idade reflete sobre a vida e o futuro traçados por seus pais. As coisas se complicam quando se envolve com uma mulher madura.

BP Roberto Santos. Dia 20, 16h

O Sacrifício

(The Sacrifice, Inglaterra/França/Suécia, 1986, 149 min). Dir.: Andrei Tarkovsky. Com Erland Josephson, Susan Fleetwood, Allan Edwall e outros.

Enquanto uma família celebra o aniversário do patriarca, um jornalista, escritor e ator aposentado, é anunciada uma guerra nuclear. Durante a festa, a crise familiar é alimentada pela angústia física e moral de cada integrante.

BP Roberto Santos. Dia 20, 18h

Dançando no Escuro

(Dancer in the Dark, Inglaterra/Holanda/França/Alemanha/Dinamarca, 2000, 140 min). Dir.: Lars Von Trier. Com Björk, Catherine Deneuve, David Morse e outros.

Mãe-solteira tcheca e ingênua vive nos Estados Unidos. Por ser portadora de uma doença hereditária que a está cegando, junta dinheiro, em meio às dificuldades, para que o filho se submeta a uma cirurgia e não tenha o mesmo destino. Um incidente põe em cheque o sucesso de seu intento.

BP Roberto Santos. Dia 27, 15h30

Apocalypse Now

(EUA, 1979, 153 min). Dir.: Francis Ford Coppola. Com Martin Sheen, Marlon Brando, Dennis Hopper e outros.

Esgotado pela Guerra do Vietnã, um capitão é mandado de volta à selva para encontrar e matar um coronel que teria enlouquecido e montado um exército próprio.

BP Roberto Santos. Dia 27, 18h

Infantil

Mickey

(EUA, 1928). Dir.: Walt Disney.

Primeiro desenho de animação com som da história do cinema, Mickey – Steamboat Willie conta as aventuras de um ajudante de navio que quer tomar o lugar do comandante. Na sessão, serão, ainda, exibidos outros curtas-metragens realizados na década de 1920.

BP Roberto Santos. Dia 4, 15h

Seleção Sinfonias Ingênuas

(Walt Disney Treasures Silly Symphonies, EUA, 1929/1939). Dir.: Walt Disney.

Série de desenhos que inclui seis animações premiadas com o Oscar, oferecendo uma visão histórica sobre a evolução dos filmes de animação presente em pequenos musicais que serviram para que Disney experimentasse novas tecnologias.

BP Roberto Santos. Dia 11, 15h

Fantasia

(EUA, 1940, 120 min). Dir.: James Algar, Samuel Armstrong, Wilfred Jackson e Ben Sharpsteen.

Clássico da animação no qual peças de música erudita servem de tema para diversas histórias, como a suíte de balé O quebra-nozes, de Tchaikovsky, e a Dança das horas, da ópera La Gioconda, de Ponchielli.

BP Roberto Santos. Dia 18, 15h

Planeta do Tesouro

(Treasure Planet, EUA, 2002, 95 min). Dir.: Ron Clements e John Musker. Com Joseph Gordon-Levitt e outros.

Adolescente encontra o mapa de um grande tesouro escondido há anos por um pirata espacial. Juntamente com alguns amigos, o rapaz parte em busca da fortuna a bordo de uma nave, e passa por grandes aventuras e traições.

BP Roberto Santos. Dia 25, 15h

Workshop

O Desenvolvimento da Música e do Áudio no Cinema

Palestra ilustrada com Ney Carrasco (professor do Instituto de Artes da Unicamp e autor do livro Sygkhonos: a formação da poética musical).

Utilizando recursos de áudio e vídeo, a palestra aborda três estágios: o cinema mudo e sua relação com o acompanhamento musical; a transição do cinema mudo para sonoro e a consolidação do cinema sonoro, com a manipulação de três pistas – diálogos, ruídos e música – de modo independente.

Inscrições: 2092-4570, de 2ª a 6ª, das 8h às 17h. É emitido certificado de participação. BP Cassiano Ricardo – Espaço Itamar Assumpção. Dia 5, 15h

Música ao Vivo em Cinema para Crianças

Coord.: Lívio Tragtenberg.

No encontro, crianças criam a trilha sonora para pequenos filmes mudos de animação utilizando objetos e instrumentos musicais. No fim da atividade, os participantes fazem uma apresentação informal do resultado, sonorizando um filme curto de animação japonês. Entre os filmes estão animações japonesas clássicas e As aventuras do príncipe Ahmed, de Lotte Reiniger.

7 a 12 anos. 30 vagas. Inscrições: 2092-4570, de 2ª a 6ª, das 8h às 17h. É emitido certificado de participação. BP Cassiano Ricardo – Espaço Itamar Assumpção. Dia 19, das 15h às 18h

Frame Circus

Coord.: Tatá Aeroplano (das bandas Cérebro Eletrônico, Jumbo e Elektro), Maurício Fleury (das bandas Multiplex e Le Rock Démodé) e Paulo Beto (compositor e produtor de música eletrônica).

No workshop, os músicos do grupo Frame Circus fazem uma apresentação em vídeo de todo processo de criação e produção das diferentes trilhas com as quais trabalham, além de filmes mudos e sonoros, comerciais de TV e desfiles de moda. Em seguida, participam de bate-papo.

Inscrições: 2092-4570, de 2ª a 6ª, das 8h às 17h. É emitido certificado de participação. BP Cassiano Ricardo – Espaço Itamar Assumpção. Dia 26, 15h