Cabana na Serra Gaúcha tem quarto controlado por tablet
Do lado de fora tinha tudo: uma cabana de madeira reflorestada, um jardim bem cuidado, um bosque de araucárias e um deck que parecia flutuar sobre aquele cenário serrano.
Sem falar na culinária com pé no fogão a lenha e nas estradas sinuosas com acesso a cânions profundos e parques nacionais.
Mas toda vez que eu cruzava o portão de madeira de acesso à Cabana 15, eu demorava para querer sair outra vez.
- SP abre 1.145 vagas em cursos gratuitos na área da cultura
- Delfinópolis, o paraíso das cachoeiras na Serra da Canastra
- Chapada dos Guimarães: dicas para visitar o paraíso ecológico em MT
- 7 lugares frios e lindos para conhecer no Brasil sem gastar muito
Localizada em São Francisco de Paula, a pouco mais de 120 km de Porto Alegre, essa cabana da Pousada do Engenho tem 170 m² e surpreende não só pelas exageradas dimensões internas, onde cabe até uma lareira, um closet climatizado e um mini spa.
Tudo o que possa ser acionado ali dentro é feito pela tela de um tablet que fica à disposição do hóspede: luzes, painéis que cobrem as janelas, claraboias que escondem e revelam o céu sobre nossas cabeças, a TV que sobe entre um balcão fino de madeira, a banheira com cromoterapia e até a temperatura da sauna.
Fazia tempo que um hotel não me surpreendia.
E esse poderia estar na Patagônia ou em qualquer outro endereço gelado e isolado da América do Sul, mas fica aqui mesmo, na Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul. Bem perto e, ao mesmo tempo, longe o suficiente do luxo ostentativo e de gosto duvidoso dos destinos serranos mais famosos do sul do Brasil.
Aliás, a discrição desse hotel de 2,8 hectares se exibe em detalhes como as passarelas de madeira, entre xaxins e araucárias que escondem cada uma das cabanas; uma casa na árvore que pode ser alugada para jantares intimistas; e um spa, erguido dentro de um antigo engenho de mandioca que foi trazido da vizinha Santa Catarina.
Intimidade e privacidade também são postas sob o mesmo teto. Vasos sanitários em ambientes separados, mas os dois chuveiros ficam lado a lado no box transparente com teto de vidro que tem vista para as araucárias que rodeiam a construção, totalmente isolada do restante das outras áreas da pousada.
E toda vez que uma nova unidade é lançada –a 15 foi inaugurada em dezembro de 2015– os donos passam uma temporada na cabana para testar as instalações, antes de abrir suas portas para os hóspedes.
Essa pousada é o aconchego da casa de amigos que (bem) recebem quem vem de alguma expedição, de uma cavalgada sobre cânions ou de um piquenique descompromissado.
Afinal de contas, existe vida do lado de fora do jardim e do bosque de araucárias. Só não se esqueça de apagar as luzes no tablet, ao sair.
SAIBA MAIS
Pousada do Engenho
São Francisco de Paula – Rio Grande do Sul
www.pousadadoengenho.com.br