Caixa Cultural Sé lança novo olhar sobre a fotografia
Oficina gratuita “Olhos que vêem” traz informações sobre a história e o processo da arte de fotografar
Entre os dias 1 e 3 de março a Caixa Cultural Sé realiza a oficina “Olhos que Vêem”, destinada ao público infanto-juvenil. Dividida em 2 turmas, de 20 vagas cada, a oficina acontece em dois horários, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Para participar é necessário levar o equipamento fotográfico.
O nome do projeto resume bem o que se espera dos espectadores, o estimo dos olhos a enxergarem as formas e contrastes por um novo prisma. Ao final dos encontros, os participantes organizarão uma mini exposição das imagens produzidas e editadas, que serão expostas na Caixa Cultural.
Aberta ao público infanto-juvenil, que se interessa por fotografia, a oficina, além de apresentar aos participantes um resumo da história da fotografia (evolução técnica e os principais fotógrafos), também aborda, de forma divertida e lúdica, os conceitos básicos dessa técnica: câmera, filmes, imagem digital, ângulos, composição, enquadramento, o que fotografar, edição e exposição de imagens.
- SP abre 1.145 vagas em cursos gratuitos na área da cultura
- Ribeirão Pires recebe Circuito Sesc de Artes neste domingo
- Confira a programação cultural de Diadema em abril
- Diadema promove Semana de Incentivo à Leitura
Por que participar?
Mais de 170 anos se passaram, desde o advento da fixação de imagens em plano de fundo, por meio de uma caixa escura. A fotografia, como desejo, já estava em nós humanos antes disso, mas faltava desenvolver a técnica, os materiais e os equipamentos, para que ela fosse possível como linguagem. Depois de todo esse tempo, foram inúmeros os avanços nos equipamentos e possibilidades de uso da fotografia.
Mas algo continua igual: a pessoa que escolhe a imagem. O momento singular de cada captação de imagem, que nunca será igual a outro. Alguém que, independente do equipamento que possui, sente algo ao ver o que deseja que outros também vejam e sintam. Sentir, ser e ver continuamente.