Capela do Morumbi recebe a mostra “Ecco Narcisus”

Dia 14 de agosto inaugura, na Capela do Morumbi, a exposição “Ecco Narcisus”, do artista plástico Hudinilson Jr. A mostra que segue até o dia 17 de outubro, tem entrada Catraca Livre.

Echo (Ecco): ninfa que, por ter desagradado a Juno, mulher de Júpiter, foi condenada a repetir as últimas palavras de quem a interrogava. Segundo outra vertente, Echo teria amado Narciso, sem ser correspondida, e, por isso, perambulava pelas florestas se lamentando.

Já Narcisus (Narciso), filho do deus fluvial Céfiso e da ninfa Liríope, possuía uma grande beleza. Enamorou-se de sua própria imagem ao ver-se refletido nas águas de uma nascente, jogou-se nela e morreu afogado.

Partindo dessas figuras mitológicas, a instalação mostra três grandes painéis: Santa Teresa D’Avila, Sudário e Pietá. Ao centro, no piso da Capela, uma grande superfície reflexiva é formada por fragmentos de espelho, nos quais as imagens, os espectadores e o espaço arquitetônico se fundem. A técnica utilizada para reproduzir as imagens é a low tech, muito empregada pelo artista nas décadas de 1970 e 80, e que usa recursos simples como reproduções em xerox.

Encontro entre Hudinilson Jr. e Mario Ramiro

Dia 28 de agosto, às 14h, o artista plástico, autor da instalação Ecco Narcisus, faz um bate-papo com o artista convidado, Mario Ramiro, ambos ex-integrantes do grupo 3nós3, sobre os livros de artista e a arte homoerótica de Hudinilson. O encontro está em sintonia com a 29ª Bienal Internacional de São Paulo – Arte e Política, com início em setembro.