“Carnaval da Vila” anima a programação do Sesc Consolação

Dentre as atrações está a cantora Maria Alcina acompanhada dos músicos Jyca y Tucão

Os foliões da Vila Buarque já podem começar o aquecimento para o carnaval de 2011. O Sesc Consolação reservou uma programação especial que reverencia o bairro boêmio com shows, espetáculos teatrais, cordão carnavalesco e oficinas. De 5 a 8 de março, o “Carnaval da Vila” promove a diversão e descontração com entrada Catraca Livre.

A cantora Maria Alcina se apresenta com os músicos Jyca y Tucão, que embalam o público com um repertório carnavalesco cheio de marchinhas. A banda Jorjão e seu Cordão recria os blocos de carnaval de rua e os espetáculos Do Frevo de Rua ao Baque Virado, Furunfunfum e Coisas de Saci trazem a cultura popular brasileira para o centro das atrações.

No evento também acontecem oficinas variadas (adereços de carnaval, construção de instrumentos de percussão, máscaras, games, entre outras) que completam a programação.

Confira a programação:

Shows

Jorjão e seu Cordão
Banda formada em 2005 apresenta-se em cortejos pelas ruas da Vila Madalena e da Pompéia. Inspirou-se nos blocos de carnaval de rua, tendo a sua base na tradição dos velhos carnavais, das marchinhas, pierrôs, colombinas e reis momos.

Dia 5/3. Sábado, às 11h.

Maria Alcina, Jyca e Turcão
A cantora Maria Alcina apresentará o seu repertório carnavalesco acompanhada pela percussão e violão de Jyca e Turcão.

Dia 5/3. Sábado, às 15h.

Espetáculos

Do Frevo de Rua ao Baque Virado

O Núcleo Caboclinhas apresentará musical contando a história dos ritmos da cultura popular do nordeste.

Dia 7/3. Segunda, às 11h.

Furunfunfum

Furunfunfum no Carnaval pretende recriar os tão decantados “Carnavais do Passado” para o público contemporâneo. O espetáculo é, em primeiro lugar, um baile de Carnaval para crianças de todas as idades. Mas é um baile diferente, conduzido por músicos-atores, por meio de músicas carnavalescas de diferentes épocas, interpretadas ao vivo.

Colombina, Pierrot, Arlequim e outros clássicos personagens carnavalescos cantam a história dos Carnavais brasileiros, convidando o público a cantar, dançar e conhecer (ou recordar) o significado de “brincar” o Carnaval.

Dia 7/3. Segunda, às 15h.

Carnaval da Rubra

Matiné carnavalesca para toda família pular e cantar. A MC é a Palhaça Rubra acompanhada pela banda Matinê.

Dia 8/3. Terça, às 15h.

Coisas de Saci

Apresentado pela atriz e artista plástica Elaine Buzato e pelo músico e compositor Valter Silva, da Cia Tempo de Brincar, o espetáculo apresenta canções originais e cantigas de roda executadas ao vivo com arranjos para os ritmos brasileiros como coco, ciranda, toada, jongo, boi e catira.

Os bonecos e adereços presentes nas manifestações populares são recriados plasticamente, e personificam arquétipos e mitos brasileiros como o boi, o saci, o guerreiro, delineando os fortes traços da cultura popular nacional.

Dia 8/3. Terça, às 11h.

Oficinas

Arte da Colagem

Aliar a arte do carnaval, conscientização ambiental e estimular a criatividade por meio da técnica da colagem. Com Silvio Alvarez.

Dias 5, 7 e 8/3. Sábado, segunda e terça, das 11h às 17h.

Adereços de carnaval

A oficina propõe a produção dos próprios adereços de carnaval, com objetivo de aprimorar o desenvolvimento crítico sensorial. Com Neli Viotto.

Dias 5, 7 e 8/3. Sábado, segunda e terça, das 11h às 17h.

Construção de Instrumentos de percussão

Oficinas de percussão para crianças, com objetivo de reaproveitamento de materiais descartáveis. Com Afonsinho Menino.

Dias 5, 7 e 8/3. Sábado, segunda e terça, das 11h às 17h.

Games

Jogos eletrônicos com tapetes de dança, programados com marchinhas de carnaval Kinect: com exercícos físicos e dança. Com Roger Tavares do Gamecultura.

Dias 5, 7 e 8/3. Sábado, segunda e terça, das 12h às 18h.

Oficinas de Máscaras

Aprenda a confeccionar máscaras de carnaval com materiais reutilizáveis e descartáveis. Com Bruna Lessa e Cacá Bernardes.

Dias 5, 7 e 8/3. Sábado, segunda e terça, das 11h às 17h.