Casa do Zezinho promove exposição sobre sustentabilidade

Hoje, dia 14 de dezembro, a Casa do Zezinho promove a “I Expo Zexinho na Makaya”, com cerca de 1200 alunos da Casa. A entrada é gratuita.

A palavra Makaya é indígena e significa casa de proteção dos animais e das plantas.

Além da exposição, os índios adolescentes da Aldeia Guarani Tenondé Porã farão uma apresentação especial do show “Vamos Jogar o Jogo Indígena”.

O Projeto Makaya foi implantado na Casa do Zezinho e desde então, os alunos tem aprendido sobre algumas questões que envolvem a sustentabilidade. A bióloga do projeto, Agatha Gil, promove aos alunos da ONG vivências ambientais e, em pouco tempo, a instituição já se transformou.

Hoje, a Casa já conta com o Jardim da Percepção, local onde foram plantadas várias espécies de flores, e em breve, irão desfrutar de uma horta, pomar e viveiro para os pássaros.  Tudo isso faz parte do Caminho da Transformação, um projeto criado especialmente para a ONG.

Outra medida sustentável adotada pela instituição foi substituir os copos descartáveis por canecas plásticas. Os Zezinhos adoraram a ideia e já estão estilizando suas canecas e usando fora da Casa.

Dentro do Caminho da Transformação haverá um espaço destinado à reutilização da água da chuva que será reaproveitada para os serviços de limpeza da Casa e irrigar as plantas.  O projeto é feito junto com as crianças e jovens na velocidade da compreensão deles em relação a cada tema.

Em 2011 essa mesma exposição ainda estará na ONG e será renovada de acordo com a pedagogia da Casa e os temas ecológicos tratados na época da mostra que os alunos estarão vivenciando.