CCBB faz mostra de cinema filipino

O Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) apresenta a mostra “Descobrindo o Cinema Filipino”. A mostra exibe a produção de diretores considerados precursores e mestres das atuais gerações, como Lino Brocka e Ishmael Bernal

Com exibição de 30 títulos compondo um panorama da produção cinematográfica das Filipinas, a mostra “Descobrindo o Cinema Filipino” privilegia a produção recente que vem se destacando no mundo com exibições nos principais festivais internacionais, e também apresenta pela primeira vez alguns dos maiores clássicos do país.

Com curadoria de Raphael Mesquita e Leonardo Levis, a mostra traz filmes escolhidos por sua reconhecida qualidade e que primam pelo ineditismo, pela exploração das possibilidades do digital e por sua relevância social.

Nos últimos anos, nenhuma cinematografia no mundo conseguiu subir tanto no panorama internacional de grandes festivais quanto a filipina. Com filmes sendo exibidos anualmente em prestigiados festivais como Cannes, Roterdã, Bafici (Buenos Aires), Toronto ou Veneza, este cinema chega, atualmente, em seu auge de prestígio: em 2008, “Melancolia”, o filme de quase oito horas de duração dirigido por Lav Diaz, conquistou o prestigiado Prêmio Orizzonti no Festival de Veneza, e em 2009, “Kinatay” rendeu a Brillante Mendoza o ainda mais prestigiado Prêmio de Melhor Diretor na Competição Oficial do Festival de Cannes.

Um filme de 10 horas é umas das atrações do evento

O CCBB São Paulo exibe, pela primeira vez no Brasil, EVOLUÇÃO DE UMA FAMÍLIA FILIPINA, de Lav Diaz. O filme, com mais de 10 horas de duração, será exibido uma única vez e na íntegra, numa sessão prevista para durar o dia todo, conforme determinação do realizador e à maneira como aconteceu nos festivais internacionais por onde passou. A sessão acontece no sábado, dia 12 de junho, a partir das 10h, com dois intervalos abertos (às 14h e 18h), permitindo que o público entre com a sessão já começada.

“Evolução de uma Família Filipina” (Ebolusyon ng isang pamilyang Pilipino)

Direção: Lav Diaz, 2004, Filipinas, 643min, Mini-DV, 14 anos

Elenco: Pen Medina, Angel Aquino, Joel Torre, Ronnie Lazaro, Lui Manansala, Dido dela Paz, Banaue Miclat.

Sinopse: A saga da pobre família Gallardo, que vive em uma comunidade rural das filipinas. Sua trajetória serve como metáfora da história do país durante a imposição da lei marcial pelo presidente Ferdinand Marcos e o crescimento da atividade guerrilheira, entre 1971 e 1987. Enquanto as economias vão acabando, a família Gallardo, lentamente, se separa. O filme começou a ser feito em 1993, e teve dez anos de filmagem para ficar pronto.