“Compositores malditos” são homenageados por jovens músicos no CCBB

Por Redação
27/01/2011 11:13 / Atualizado em 05/05/2020 16:16

Às  terças-feiras do mês de fevereiro o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) dedicará uma série de shows às obras de Jards Macalé, Sérgio Sampaio, Tom Zé e Jorge Mautner. Os shows acontecem em duas sessões, uma às 13h e outra às 19h30, com entrada a R$6.

Rotulados pela imprensa como “compositores malditos” da MPB por não encontrarem espaço para suas ideias inovadoras nas grandes gravadoras da época, eles serão homenageados pelas artistas Camila Costa, Andreia Dias, Anna Ratto e Chicas, que os bendirão com releituras de suas obras.

“Bendito é o maldito entre as mulheres”, idealizado e dirigido pela cantora Camila Costa, retoma a originalidade do trabalho desses compositores que influenciam artistas até hoje.

Camila Costa dá sua visão da obra de Jards Macalé, Andreia Dias apresenta releituras da obra de Sérgio Sampaio, Anna Ratto traz um olhar contemporâneo ao repertório de Tom Zé e o grupo Chicas faz uma atualização do trabalho de Jorge Mautner.
Os shows têm ainda a participação dos homenageados Jards Macalé e Jorge Mautner, além da presença de Zeca Baleiro e Anelis Assumpção, artistas que têm afinidade com o repertório.

Programação

Dia 1

Camila Costa canta Jards Macalé – participação de Jards Macalé

Camila Costa é cantora – integra também o grupo carioca “Sururu na Roda” -, compositora e violonista com notável influência das raízes da música brasileira.

Propõe a mistura dos diversos gêneros e ritmos musicais com o experimentalismo eletrônico e um toque de minimalismo. Recebe, ao seu lado, a ilustríssima participação especial de Jards Macalé.

Dia 8

Andréia Dias relê Sergio Sampaio – participação de Zeca Baleiro

Andréia Dias é cantora, compositora – conhecida por seu trabalho na Banda Glória e DonaZica – e apresenta uma sonoridade original e única, com atitude e pitadas de humor.

Zeca Baleiro, familiarizado com a obra de Sergio Sampaio, encontra-se com a cantora paulista para, juntos, revisitarem o repertório do compositor falecido em 1994.

Dia 22

Anna Ratto interpreta Tom Zé – participação de Anelis Assumpção

Anna Ratto é cantora e compositora e mantém suas “antenas” voltadas para o Brasil, captando e reafirmando sua paixão pela diversidade de ritmos de nosso país.

Sugere releituras pop e originais de Tom Zé e ecoa alma e caprichos femininos recebendo Anelis Assumpção – filha de Itamar Assumpção – cantora, compositora e percussionista.

Dia 1 de março

Chicas celebram Jorge Mautner – participação de Jorge Mautner

O quarteto vocal “Chicas”, formado por Paula Leal, Isadora Medella, Amora Pêra e Fernanda Gonzaga – estas últimas filhas de Gonzaguinha –celebra a obra deste compositor de talento plural e personalidade singular, em releituras repletas de nuances na dinâmica das vozes e dos diversos instrumentos.

O homenageado, por sua vez, brinda as quatro meninas e o público, que têm a honra de contar, no palco, com sua participação especial.