CCBB traz filmografia da Companhia Maristela

Produtora de "Presença de Anita" ganha homenagem e tem filmografia exibida

Se a Companhia Cinematográfica Vera Cruz, em São Bernardo do Campo, ficou famosa por suas custosas e exuberantes produções, com a Maristela  ocorreu justamente o oposto. Parente distante da primeira, a produtora ficava localizada no bairro do Jaçanã, funcionou de 1950 a 1958 e dispunha de muito menos recursos para suas produções.

divulgação
Cena de "Vou te Contá...", uma das obras da produtora paulista

O CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) traz mostra de filmes sobre a companhia paulista para divulgar seus trabalhos. “Retrospectiva Maristela” fica em cartaz até o dia 14 de agosto, de quarta à domingo, das 13h às 19h. A entrada custa R$ 4.

As películas exibidas na mostra se apresentam de forma inédita e traz a retrospectiva completa das produções da companhia. Entre suas obras mais conhecidas, estão “Presença de Anita”, o primeiro filme e “Arara Vermelha”, de Tom Payne.

Confira abaixo a programação completa por dia:

Dia 3
15h30 – Vou te Contá… (Dir.: Alfredo Palácios, 90 min., cópia nova, 35mm/ P&B, livre, 1958).
Sinopse: Enquanto o filho de um empresário é seqüestrado por bandidos liderados pelo dono de uma boate, sendo o caso investigado por repórter policial, sua cunhada encontra um bebê na rua, gerando desconfiança no marido recém-chegado de uma viagem de vários meses.

17h30 – A Pensão da Dª Estela (Dir.: Alfredo Palácios, 93 min., 16mm, P&B, livre, 1956).
Sinopse: Uma pensão, à beira da falência, é habitada por divertidos tipos que raramente pagam as contas. E a confusão só aumenta por ela ser administrada pelo espertalhão Nhô-Nhô, que vive resistindo as constantes investidas amorosas de Sona Stela, a viúva dona da pensão e mãe de uma cantora de rádio e um jogador de futebol.

19h30 – Quem matou Anabela? (Dir.:  D.ª Hamza, 93 min., 16mm, P&B, livre, 1956).
Sinopse: Anabela, uma belíssima bailarina, é assassinada, e seu corpo encontrado à beira de uma represa em São Paulo. O comissário Ramos é encarregado do caso e interroga as testemunhas que moravam com ela numa pensão. De cada uma delas, obtém uma confissão do assassinato e uma descrição completamente diferente da personalidade da vítima. O mistério cresce, até o final surpreendente.

Dia 4
15h30 – Getúlio, glória e drama de um povo, (Dir.: D.ª Hamza, 85 min. 35mm, P&B, livre, 1956).
Sinopse: Realizado após o suicídio de Getúlio Vargas, este documentário reunia trechos de cinejornais sobre o presidente, inclusive cenas raras de uma reunião social realizada em 1921, quando Getúlio era Secretário da Agricultura do Governo Borges de Medeiros.

17h30 – Simão, o caolho (Dir.: Alberto Cavalcanti, 95 min., 35mm, P&B, 14 anos, 1951).
Sinopse: Em São Paulo, um corretor de negócios, velho e malando, Simão, o caolho, anda as voltas com sua mulher e um bando de amigos turbulentos, sempre à espera de um lance de sorte na vida. Um de seus amigos, metido a inventor, vivia prometendo um olho suplementar para Simão. Um dia, esse olho aparece e Simão torna-se milionário, pois tem a capacidade de torna-lo invisível. Simão decide então entrar na política, candidatando-se a Presidência da República.

19h30 – O cinema nacional em marcha (Dir.: Jacques Deheinzelin, 10 min., cópia nova, 35mm, P&B, livre, 1951).
Sinopse: Documentário que retrata uma visita aos estúdios da Cinematográfica Maristela, desvendando para o público os mistérios que envolvem a realização de um filme. São mostrados os equipamentos da fotografia e som, os depósitos de negativos, a produção dos cenários, os sets de filmagens, os camarins e salas de maquiagens, até os escritórios e a sala e projeção.

Na sequência – Debate: O cinema brasileiro industrial e independente
Debatedores: Prof. Dr.Afrânio Mendes Catani (USP) Prof Dr. André Gatti (Anhembi Morumbi) Mediador: Prof. Dr. Luís Alberto Rocha Melo (UFJF).

Dia 5
15h30 – A Pensão da Dª Estela (Dir.: Alfredo Palácios, 93 min., 16mm, P&B, livre, 1956).
Sinopse: Uma pensão, à beira da falência, é habitada por divertidos tipos que raramente pagam as contas. E a confusão só aumenta por ela ser administrada pelo espertalhão Nhô-Nhô, que vive resistindo as constantes investidas amorosas de Sona Stela, a viúva dona da pensão e mãe de uma cantora de rádio e um jogador de futebol.

17h30 – Mulher de verdade (dir.: Alberto Cavalcanti, 107 min., cópia nova, 35mm, P&B, 14 anos, 1953).
Sinopse: Quando conhece a enfermeira Amélia, o malandro Bamba regenera-se e casa-se com ela. Mas Amélia esconde esse casamento por causa do trabalho e, após uma série de reviravoltas, acaba se casando com outro homem, dessa vez da alta sociedade. Amélia, então, tem que se virar para conseguir levar essa vida dupla.

19h30 – Susana e o presidente (dir.: Ruggero Jacobbi, 79 min., cópia nova, 35mm, P&B, livre, 1951, livre).
Sinopse: Jovem interiorana, recém-chegada à cidade grande, apaixona-se por jogador de futebol, sem saber que ele é dono da empresa onde trabalha.

Dia 6
13h – Getúlio, glória e drama de um povo, (Dir.: D.ª Hamza, 85 min. 35mm, P&B, livre, 1956).
Sinopse: Realizado após o suicídio de Getúlio Vargas, este documentário reunia trechos de cinejornais sobre o presidente, inclusive cenas raras de uma reunião social realizada em 1921, quando Getúlio era Secretário da Agricultura do Governo Borges de Medeiros.

17h – Vou Te Contá…  (Dir.: Alfredo Palácios, 90 min., cópia nova, 35mm/ P&B, livre, 1958).
Sinopse: Enquanto o filho de um empresário é seqüestrado por bandidos liderados pelo dono de uma boate, sendo o caso investigado por repórter policial, sua cunhada encontra um bebê na rua, gerando desconfiança no marido recém-chegado de uma viagem de vários meses.

19h – Simão, o caolho (Dir.: Alberto Cavalcanti, 95 min., 35mm, P&B, 14 anos, 1951).
Sinopse: Em São Paulo, um corretor de negócios, velho e malando, Simão, o caolho, anda as voltas com sua mulher e um bando de amigos turbulentos, sempre à espera de um lance de sorte na vida. Um de seus amigos, metido a inventor, vivia prometendo um olho suplementar para Simão. Um dia, esse olho aparece e Simão torna-se milionário, pois tem a capacidade de torna-lo invisível. Simão decide então entrar na política, candidatando-se a Presidência da República.

Dia 7
13h – Susana e o presidente (dir.: Ruggero Jacobbi, 79 min., cópia nova, 35mm, P&B, livre, 1951, livre).
Sinopse: Jovem interiorana, recém-chegada à cidade grande, apaixona-se por jogador de futebol, sem saber que ele é dono da empresa onde trabalha.

17h – Quem matou Anabela? (Dir.:  D.ª Hamza, 93 min., 16mm, P&B, livre, 1956).
Sinopse: Anabela, uma belíssima bailarina, é assassinada, e seu corpo encontrado à beira de uma represa em São Paulo. O comissário Ramos é encarregado do caso e interroga as testemunhas que moravam com ela numa pensão. De cada uma delas, obtém uma confissão do assassinato e uma descrição completamente diferente da personalidade da vítima. O mistério cresce, até o final surpreendente.

19h – Mulher de verdade (dir.: Alberto Cavalcanti, 107 min., cópia nova, 35mm, P&B, 14 anos, 1953).
Sinopse: Quando conhece a enfermeira Amélia, o malandro Bamba regenera-se e casa-se com ela. Mas Amélia esconde esse casamento por causa do trabalho e, após uma série de reviravoltas, acaba se casando com outro homem, dessa vez da alta sociedade. Amélia, então, tem que se virar para conseguir levar essa vida dupla.

Dia 10
15h30 – Casei-me com um xavante (dir.: Alfredo Palácios, 88 min., 16mm, P&B, livre, 1958).
Sinopse:  Homem branco desaparece depois de acidente de avião e se torna cacique de uma tribo de xavantes. Quinze anos depois, ele é trazido de volta da selva para a cidade junto de outros índios enquanto sua velha esposa é ameaçada por uma quadrilha liderada por bela e traiçoeira proprietária de boate.

17h30 – O comprador de fazendas (Dir.:  Alberto Pieralisi, 90 min., 35mm, P&B, livre, 1951).
Sinopse:  Ao tentar vender sua fazenda já decadente, o proprietário hospeda um possível comprador, realizado inúmeras despesas com ele, o qual, acaba por descobrir, é apenas um pintor de paredes que se faz passar por milionário para usufruir de bons momentos. Mas quando o fazendeiro descobre a verdade, passando a ser motivo de chacota na cidade, acontece uma surpresa.

19h30 – O canto do mar (Dir.:  Alberto Cavalcanti, 87 min., 35mm, P&B, 14 anos, 1953).
Sinopse:  No litoral nordestino, que acolhe migrantes do sertão à espera de viagem para o Sul, o drama de uma família em desestruturação, devido a problemas financeiros e psicológicos motivados pela miséria.

Dia 11
15h30 – Arara vermelha (Dir.: Tom Payne, 110 min., cópia nova, 35mm, 14 anos, 1957).
Sinopse: A descoberta de um valioso diamante desperta a atenção de todo um garimpo no Pará. Na tentativa de começar uma nova vida para sua família. Luis e Sauá roubam a pedra, fugindo pelo meio da selva habitada por índios e animais selvagens. No encalço deles, está Seu Camura, o chefe do garimpo, que fará de tudo para recuperar sua pedra preciosa.

17h30 – Presença de Anita (Dir.: Ruggero Jacobbi, 97 min., cópia nova, 35mm, P&B, 14 anos, 1951).
Sinopse: Homem casado envolve-se numa relação trágica com uma mulher independente, Anita. Posteriormente, a história parece se repetir com o assédio de sua jovem e bela cunhada, Diana.

19h30 – Ana (Dir.: Alex Viany, 25 min., 14 anos, 1955).
Sinopse: Escrito por Jorge Amado, o filme trata da migração de retirantes nordestinos e a exploração a que eles estão sujeitos através de história de Ana, que viaja num pau-de-arara em busca de uma vida melhor.

Na sequência – Debate: os gêneros no cinema brasileiro: comédias, dramas e aventuras
Debatedores: Rafael de Luna Freire – curador da Retrospectiva Maristela – Profª
Drª Flávia Cesarino Costa (UFSCAR) – Mediadora: Profª Drª Laura Cánepa
(Anhembi Morumbi)

Dia 12
15h30 – Mãos sangrentas (Dir.: Carlos Hugo Christensen, 90min., Beta, P&B, 18 anos, 1954).
Sinopse: Os detentos do presídio da Ilha Anchieta se rebelam, provocando fuga em massa. A polícia prende a maioria dos fugitivos sobreviventes, mas o grupo liderado por Adriano foge selva adentro com os perseguidores no encalço. É a esperança de reencontrar seu filho que faz o fugitivo superar todas as dificuldades em busca da liberdade.

17h30 – O canto do mar (Dir.:  Alberto Cavalcanti, 87 min., 35mm, P&B, 14 anos, 1953).
Sinopse:  No litoral nordestino, que acolhe migrantes do sertão à espera de viagem para o Sul, o drama de uma família em desestruturação, devido a problemas financeiros e psicológicos motivados pela miséria.

19h30 – Meu destino é pecar (Dir.: Manuel Peluffo, 72 min., 35mm, P&B, 14 anos, 1952).
Sinopse: Pressionada por problemas financeiros em sua família, Helena se casa com Paulo, sem estar apaixonada pelo viúvo, mudando-se com ele para a fazenda junto dos parentes de seu marido. Lá ela descobre que a primeira mulher de seu marido, Guida, fora morta devido ao ciúme doentio de Paulo. A suspeita sobre a presença de seu fantasma e os rancores da família de Paulo alimentam um clima de mistério e horror.

Dia 13
15h – O comprador de fazendas (Dir.:  Alberto Pieralisi, 90 min., 35mm, P&B, livre, 1951).
Sinopse:  Ao tentar vender sua fazenda já decadente, o proprietário hospeda um possível comprador, realizado inúmeras despesas com ele, o qual, acaba por descobrir, é apenas um pintor de paredes que se faz passar por milionário para usufruir de bons momentos. Mas quando o fazendeiro descobre a verdade, passando a ser motivo de chacota na cidade, acontece uma surpresa.

17h – Arara vermelha (Dir.: Tom Payne, 110 min., cópia nova, 35mm, 14 anos, 1957).
Sinopse: A descoberta de um valioso diamante desperta a atenção de todo um garimpo no Pará. Na tentativa de começar uma nova vida para sua família. Luis e Sauá roubam a pedra, fugindo pelo meio da selva habitada por índios e animais selvagens. No encalço deles, está Seu Camura, o chefe do garimpo, que fará de tudo para recuperar sua pedra preciosa.

19h – Mãos sangrentas (Dir.: Carlos Hugo Christensen, 90min., Beta, P&B, 18 anos, 1954).
Sinopse: Os detentos do presídio da Ilha Anchieta se rebelam, provocando fuga em massa. A polícia prende a maioria dos fugitivos sobreviventes, mas o grupo liderado por Adriano foge selva adentro com os perseguidores no encalço. É a esperança de reencontrar seu filho que faz o fugitivo superar todas as dificuldades em busca da liberdade.

Dia 14
15h – Presença de Anita (Dir.: Ruggero Jacobbi, 97 min., cópia nova, 35mm, P&B, 14 anos, 1951).
Sinopse: Homem casado envolve-se numa relação trágica com uma mulher independente, Anita. Posteriormente, a história parece se repetir com o assédio de sua jovem e bela cunhada, Diana.

17h – Casei-me com um xavante (dir.: Alfredo Palácios, 88 min., 16mm, P&B, livre, 1958).
Sinopse:  Homem branco desaparece depois de acidente de avião e se torna cacique de uma tribo de xavantes. Quinze anos depois, ele é trazido de volta da selva para a cidade junto de outros índios enquanto sua velha esposa é ameaçada por uma quadrilha liderada por bela e traiçoeira proprietária de boate.

19h – Meu destino é pecar (Dir.: Manuel Peluffo, 72 min., 35mm, P&B, 14 anos, 1952).
Sinopse: Pressionada por problemas financeiros em sua família, Helena se casa com Paulo, sem estar apaixonada pelo viúvo, mudando-se com ele para a fazenda junto dos parentes de seu marido. Lá ela descobre que a primeira mulher de seu marido, Guida, fora morta devido ao ciúme doentio de Paulo. A suspeita sobre a presença de seu fantasma e os rancores da família de Paulo alimentam um clima de mistério e horror.

Por Redação