CCJ celebra “Dia Mundial da Fotografia” com oficinas e cursos gratuitos
As inscrições para as oficinas devem ser feitas antecipadamente na secretaria da unidade
Henri Cartier Bresson (1908-2004) foi um dos grandes nomes da fotografia contemporânea, e proferiu uma das frases que mais sintetizam o ato de fotografar. Nas palavras do artista, “fotografar é alinhar a mente, o olho e o coração”.
No dia 19 de agosto, comemora-se o Dia Mundial da Fotografia, e dentro desta proposta o Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (CCJ), promove o “Mês da Fotografia” – programação temática que reúne oficinas e encontros com entrada Catraca Livre.
Em dias alternados da semana, fotógrafos, artistas visuais e demais interessados na fotografia em geral, podem se de debruçar sobre aspectos gerais que envolvem a produção fotográfica desde seus primórdios, até sua fase contemporânea.
- Pernambucanas oferece ingresso para Mufasa: O Rei Leão, com nova coleção em parceria com a Disney
- Cientistas revelam possível causa para o surgimento do Parkinson
- São Caetano inaugura parque linear na Kennedy e entrega Cidade das Crianças revitalizada
- Viajar sozinha no Brasil: 3 lugares para uma experiência transformadora
Vale destacar que para algumas atividades será necessário levar material fotográfico próprio.
Confira todas as opções nas abas abaixo.
Olha Aqui
– De 2 a 30 de agosto, às quintas-feiras, às 19h
– 10 vagas
A oficina é coordenada por João Shiroma Goldenstein e busca estimular a sensibilização do olhar fotográfico a partir de estudos e práticas do ato fotográfico.
Fotografia em 3D
– Dia 5, das 10h às 18h
– 15 vagas
*Obs.: Para esta atividade, deve-se levar máquina fotográfica digital ou celulares com câmera e cabo de dados.
Para inserir o público no universo das três dimesnões, os oficineiros Walmir Inácio e Marcia Lima fazem resgate histórico da estereoscopia, efeito de perspectiva e profundidade na imagem.
Fotografia Alternativa – Anthotype
– De 8 a 10 de agosto, às 16h
– 15 vagas
A oficina mergulha nesta experimentação fotográfica do século 19, realizada a partir do manuseio de plantas, frutas ou flores.
Projeto Cidade Invertida: Fotografia Pinhole
– Dia 11, às 10h30
– 16 vagas
A iniciativa revisita um dos primeiros métodos fotográficos da história, em que os participantes podem construir uma pequena câmera sem lentes, fotografar e revelar em um laboratório improvisado.
Pinhole com Filme
– Dia 11, às 15h
– 15 vagas
A partir da caixas de fósforos e filmes fotográficos, os participantes constróem e fotografam com as câmeras feitas de forma artesanal.
Retrato
– Dia 15, Às 14h
– 15 vagas
*Obs.: Para esta atividade, deve-se levar máquina fotográfica digital ou celulares com câmera e cabo de dados.
Com referências a trabalhos de grandes retratistas, a oficina pretende passar aos alunos a forma correta de composição e luz para produzir retratos com o uso de celular, câmeras compactas ou digitais.
Light Painting
– Dia 15, às 18h
– 15 vagas
A tradução literal de fotografia é “desenhar com luz”. Dentro deste contexto, a oficina utiliza lanternas, flashes, display de celulares e outras fontes de luz resultaram em formas fotográficas desenvolvidas coletivamente pelos alunos.
Câmera Obscura Portátil
– Dia 17, às 15h30
– 15 vagas
Outro conceito primordial da fotografia, a câmera obscura será confecionada a partir do manuseio de materiais simples, como papel e cola.
Processos Alternativos – Cianotipia
– Dia 18, das 11h às 18h
– 15 vagas
A Cianotipia pe um processo de impressão fotográfica que utiliza propriedades de sais de ferro sensíveis à luz ultravioleta. Para esta atividade, deve-se levar secador de secador de cabelo, luvas de borracha, avental impermeável e vestir sapatos fechados.
Fotografia ao Redor do CCJ
– Dia 26, às 10h
– 15 vagas
Os alunos se distribuem por diferentes pontos da unidade para fotografar peculiaridades com olhar fotográfico autoral. As imagens serão publicadas no Flickr do CCJ.
– Dia 26, às 10h
– 15 vagas
A saída acompanhará o projeto “CCJ Visita” e tem o propósito de produzir imagens com a orientação técnica. Após a saída, os alunos estudam as fotografias clicadas durante a caminhada.