CCJ promove “Semana de Filmes Franceses”
Além de filmes, o evento contará com um debate sobre a ditribuição de filmes
O cinema francês sempre trouxe grandes obras-primas para a Sétima Arte, como o período Nouvelle Vague, nos anos 50. Com uma narrativa peculiar, as tramas francesas em geral possuem força estética diferenciada.
A produção cinematofráfica contemporânea da França, ganha espaço no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (CCJ) na “Semana de Filmes Franceses”, que ocorre entre os dias 18 e 22 de outubro, com entrada Catraca Livre.
Além de filmes, documentários e animações, a mostra ainda conta com o debate “Distribuição Cinematográfica” com a participação de Jean Thomaz Bernardini – distribuidor independentedesde 1987, trouxe títulos ao Brasil como “Dançando no Escuro” (Lars von Trier) e “Oito Mulheres” (François Ozon). A mediação fica por conta de Eder Mazini, diretor do Escritório de Cinema – São Paulo City Film Commission e presidente da ABRAFIC – Aliança Brasileira de Film Commissions.
- MIS exibe mostra gratuita de filmes musicais nas férias
- Filmes preservados em super8 ganham mostra gratuita no MIS
- Game of Thrones, Björk, Matrix: MIS abre novos cursos de férias
- Wes Anderson ganha retrospectiva com entrada gratuita no MIS
Separamos três opções da mostra para você conferir.
Você pode ver a programação detalhada aqui.
O Pequeno Nicolau
Dia 19, às 20h, no Espaço Sarau
O Pequeno Nicolau (Le Petit Nicolas, 2009, França, 91 min, dir. Laurent Tirard, Livre)
O Filme é uma adaptação de histórias infantis de René Goscinny (criador do personagem clássico “Asterix”) e Jean-Jacques Sempé. A trama levanta recortes de situações típicas do universo infantil, principalmente medos e indecisões evocados por escutados de conversas de adultos.
Um Novo Caminho
Dia 20, às 20h, no Anfiteatro
Um Novo Caminho (Le dernier pour la route, França, 2009, 106 min., dir. Philippe Godeau, 14 anos)
O álcool e suas consequências penetram na vida de Michel Vuillermoz (François Cluzet), dono de uma grande agência de notícias. Perdido em suas frustrações pessoais, ele decide se internar em uma clínica e se envolve em histórias de outras pessoas e lutar contra seus remorsos.
Entre os Muros da Escola
Dia 22, às 19h30, no Anfiteatro
Entre os Muros da Escola (Entre les Murs, 2007, França, 128 min, dir. Laurent Cantet, 12 anos)
Vencedor da Palma de Ouro de Cannes e indicado ao Oscar 2009, o filme traz a história de Um professor de língua francesa que leciona em uma escola da periferia de Paris. Ele e seus colegas de profissão se aplicam na difícil tarefa de ensinar jovens com personalidades complicadas.