Centenário de Nelson Cavaquinho é celebrado no CCSP

Adriana Moreira, Ilana Volcov, Karina Ninni e Karine Telles e Eduardo Gudin celebram o sambista mangueirense

Nelson Cavaquinho. Sambista e boemio. Compositor de mão cheia. Instrumentista único. Figura humana cujo valor está a altura de sua obra musical, extremamente relevante para a cultura popular brasileira.

No dia 28 de outubro deste ano, será celebrado o centenário deste grande mestre do samba. Reconhecento a importância desta data, o Centro Cultural São Paulo (CCSP) promove o espetáculo “Risos e lágrimas: Uma noite com Nelson Cavaquinho” nos dias 1º (sábado, às 19h) e 2 de outubro (domingo, às 18h), com entrada Catraca Livre.

Nelson Cavaquinho marcou a história do samba brasileiro com sua composições que abordavam sua fé em Deus. A constante e presente relação com o tema da morte também era marcante em sua obra. Gravado por grandes cartazes da Era de Ouro da MPB, como Ciro Monteiro e Dalva de Oliveira, viveu grande ostracismo até voltar a ser reconhecido nos anos 60 e 70, época em que finalmente gravou seus discos e registrou sua voz rouca e sua batida única de violão.

Para o espetáculo “Risos e lágrimas: Uma noite com Nelson Cavaquinho”, irão apresentar-se as cantoras Adriana Moreira, Ilana Volcov, Karina Ninni e Karine Telles, nomes de destaque da cena musical contemporânea. Abrilhantando ainda mais o show, haverá uma participação especial de Eduardo Gudin, sambista que conviveu com o compositor homenageado.

Por Redação