Centro da Cultura Judaica promove atividades culturais em homenagem a Festa das Luzes

Por: Redação

Oito dias de celebração. Para cada um deles, uma atividade diferente. É isso que propõe o Centro da Cultura Judaica com o 8º Ciclo Multicultural. O evento começa no primeiro dia de dezembro e nasceu para celebrar a festa das Luzes, conhecida também por Chanuká. Até o dia 12 o Centro será palco de atividades diversificadas, entre elas, exposição, festival de música e de cinema, ciclos gastronômico e de palestras, além de oficinas e teatro.

A festa de Chanuká é celebrada durante oito dias e significa em hebraico “inauguração”. Durante a celebração, um candelabro de nove braços, chamado de chanukiá, é aceso. Na primeira noite acendem-se apenas duas velas, e a cada noite que se segue acrescenta-se uma vela, até que no oitavo dia o candelabro está completamente aceso. A data é comemorada na primeira noite de dezembro.

Confira programação:

INSTALAÇÃO

“O muro das videolamentações”

Ricardo Karman – criação

Amir Admoni – animação e direção de arte

Bernardo Galegale – assistente artístico

Audio-video-instalação interativa que utiliza animação computadorizada sobre parede de concreto e recurso especial de áudio. A imagem funde-se com o concreto. O suporte sólido e a luz e sombra projetadas amalgamam-se com o áudio a sair-lhes do âmago, causando estranhamento, criando unicidade. Não é o simulacro de alguma coisa, é a própria coisa. Não há virtualidade. É a coisa artística e sua expressão una. Um muro falante. Talvez, um pouco rabugento…

De/ 1/12 a 12/12

Horário/ Terça a sábado, das 12h às 19h, e domingo, das 11h às 19h

Local/ Térreo (perto do auditório)

EXPOSIÇÃO

“Mulheres barbadas”

“Lotado, entupido, entulhado, caótico, embrulhado, superocupado, melequento e fofo.” É dessa maneira que Mulheres Barbadas, dupla de ilustradores formada por Julio Zukerman e Henrique Lima, definem seu trabalho que junta em um mesmo universo quadrinhos, grafite e arte de skate. Aceitaram brincar com o tema deste ciclo multicultural para enriquecer mais um pouco a já caótica profusão de imagens e referências.

De/ 02 a 16/12

Horário/ Terça a sábado, das 12h às 19h, e domingo, das 11h às 19h

reprodução
Trabalho Mulheres Barbadas

FESTIVAL DE MÚSICA

De-polainas

De-polainas é um grupo de oito mulheres e um VJ que atuam na noite paulistana e nos fervos da cidade. 8 + 1: é quase uma chanukia! Três de seus integrantes abrem este ciclo multicultural. Ana Flavia, Adriana Recchi e Marina Dias nos pickups, buscando e apresentando o que há de melhor na música israelense. É a trilha sonora de sua vida garantida.

Data/ 1/12 – Festa de Abertura

Horário/ 22h

Idade/ A partir de 12 anos

Capacidade/ 100 pessoas

reprodução
Coletivo de polainas

Benjamin Taubkin convida Coetus – Orquestra de Percussão Ibérica

É a última apresentação dos cinco encontros da série “Benjamin Taubkin convida…” na qual Benjamin desenvolveu uma pesquisa musical no palco do Centro da Cultura Judaica. “Uma das mais ricas experiências criativas para mim é a possibilidade do diálogo com as outras artes – música, dança, cinema e literatura – e também com as outras linguagens e estilos musicais. E é isso que apresentaremos nesta série de encontros.” Para este último encontro, Benjamin Taubkin convida Coetus – Orquestra de Percussão Ibérica. Entre a Península Ibérica há uma série de instrumentos de percussão pouco conhecidos que, ao longo da história, têm servido para acompanhar danças, canções, romances, ou para marcar a passagem das procissões. Normalmente, esses instrumentos eram tocados separadamente, no papel de acompanhamento. O experimento consiste em Coetus juntá-los e dar-lhes a própria língua, inspirado em ritmos tradicionais e criando um diálogo entre eles e a voz ativa.

Data/ 8/12 Horário/ 20h30 Idade/ A partir de 12 anos

Tucan Trio com Armandinho

Músicos/ Joca Perpignan, Amir Milstein, Hagai Rehavia

Fundado em Tel Aviv, em 1998, o Tucan Trio une três músicos de origens diferentes, que compartilham a paixão e o respeito pela música brasileira, da popular à erudita. O trio formado por flauta, violão e percussão traz um repertório baseado em arranjos e composições originais, com influencias da música mediterrânea, do jazz e dos diversos estilos da música brasileira, como a bossa nova, o samba, o baião e o frevo.

Data/ 9/12 – Horário/ 20h30

Idade/ A partir de 12 anos

Abraão – o patriarca da fé

Apresentação do G.R.S.C.E.S. Pérola Negra

O Centro da Cultura Judaica e a Escola G.R.S.C.E.S. Pérola Negra pertencem ao mesmo bairro e participam, ambos à sua maneira, da vida cultural de São Paulo. Quando o tema do enredo da Pérola Negra foi divulgado, não podíamos deixar de convidar a Escola da Vila Madalena para se apresentar e puxar o samba de Abraão. O protagonista desse enredo representa para a Escola a nossa esperança diante do caos urbano.

Data/ 12/12

Horário/ 14h

Idade/ A partir de 12 anos

Capacidade/ 296 pessoas

Duração/ 120 minutos

Intercâmbio musical com Joca Perpignan e Omri Mor

Para este último intercâmbio musical, o curador do programa, Benjamin Taubkin convidou o jovem pianista israelense Omri Mor para tocar com o percussionista-cantor brasileiro/israelense Joca Perpignan. Eles interpretam composições originais, além de releituras da música folclórica oriental/mediterrânea e da música popular brasileira. Um verdadeiro intercâmbio musical em que melodias da música judaica sefaradita e da árabe/norte-africana encontram ritmos e harmonias brasileiras, criando uma sonoridade autêntica e inusitada. A improvisação e o charme imprevisível do jazz se juntam ao caldeirão musical de Omri e Joca.

Omri Mor / piano, teclado, derbak e voz

Joca Perpignan / percussão e voz

Data/ 12/12

Horário/ 19h

Idade/ A partir de 12 anos

reprodução
Participação especial do músico Omri Mor

FESTIVAL DE CINEMA

Curadoria/ Cao Hamburger

Cinema e luz são inseparáveis. Cao Hamburger traz para este ciclo: Charles Chaplin e Buster Keaton, os primórdios do cinema, o começo da luz movimentando a imagem.

“O garoto”

Título original/ The Kid

Direção/ Charles Chaplin

Elenco/ Edna Purvance, Jackie Coogan, Charles Chaplin

Gênero/ Comédia

Áudio/ Mudo

Ano/ 1921

País/ EUA

Duração/ 107 minutos

Apresentação / Cao Hamburger

Uma mãe solteira deixa um hospital de caridade com seu filho recém-nascido. A mãe percebe que não pode dar para seu filho todo cuidado de que ele precisa, então prende um bilhete na criança, pedindo que quem a achar cuide e ame-a, deixando-a no banco de trás de um luxuoso carro. Entretanto, o veículo é roubado por dois ladrões que, quando descobrem o bebê, o abandonam no fundo de uma ruela. Sem saber de nada, um vagabundo faz seu passeio matinal e encontra o bebê. Inicialmente ele quer se livrar da criança, mas diversos fatores sempre o impedem e, de maneira gradativa, ele passa a amá-lo. Enquanto isso, a mãe se arrepende e tenta reencontrar seu filho…

Data/ 3/12

Horário/ 20h30

Idade/ Livre

Local/ Teatro

Capacidade/ 296 lugares

“Em busca do ouro”

Título original/ The Gold Rush

Direção/ Charles Chaplin

Elenco/ Charles Chaplin, Georgia Hale, Mack Swain

Gênero/ Comédia

Áudio/ Mudo

Ano/ 1925

País/ EUA

Duração/ 96 minutos

Na época da corrida do ouro, final do século XIX, Carlitos se aventura no Alasca, tentando a sorte como garimpeiro. Lá, além de criar muita confusão ao lado do companheiro Jim McKay, ele se apaixona pela bela Georgia e usa todo o seu charme para conquistá-la.

Data/ 4/12

Horário/ 16h

Idade/ Livre

Local/ Teatro

Capacidade/ 296 lugares

“Luzes da cidade”

Título original/ City Lights

Direção/ Charles Chaplin

Elenco/ Virginia Cherrill, Florence Lee, Harry Myers, Al Ernest Garcia, Hank Mann, Charles Chaplin, Tom Dempsey, Peter Diego, James Donnelly, Ray Erlenborn

Gênero/ Comédia

Áudio/ Mudo

Ano/ 1931

País/ EUA

Duração/ 83 minutos

A história narra a tentativa de um vagabundo de encontrar dinheiro necessário para uma operação, que iria devolver a visão a uma jovem florista cega, que pensa que ele é milionário por causa de uma pequena confusão. O homem rico é, na verdade, um sofredor prestes a cometer suicídio, salvo por esse mesmo vagabundo.

Data/ 4/12

Horário/ 18h

Idade/ Livre

Local/ Teatro

Capacidade/ 296 lugares

“Tempos modernos”

Título original/ Modern Times

Direção/ Charles Chaplin

Elenco/ Charles Chaplin, Paulette Goddard, Henry Bergman, Tiny Sandford, Chester Conklin, Hank Mann, Stanley Blystone, Al Ernest Garcia, Richard Alexander, Cecil Reynolds

Gênero/ Comédia

Áudio/ Mudo

Ano/ 1936

País/ EUA

Duração/ 89 minutos

Um trabalhador de uma fábrica sofre um colapso nervoso por trabalhar de forma quase escrava. Ao se recuperar, encontra a fábrica fechada e, confundido com o líder de uma greve, acaba preso. Ao sair da prisão, encontra uma jovem em apuros e a ajuda, e é obrigado a enfrentar a Depressão Americana. Os dois se unem atrás de emprego e vivem uma série de aventuras.

Data/ 4/12

Horário/ 20h

Idade/ Livre

Local/ Teatro

Capacidade/ 296 lugares

reprodução
Cena do filme "O Grande Ditador"

“O grande ditador”

Título original/ The Great Dictator

Direção/ Charles Chaplin

Elenco/ Charles Chaplin, Jack Oakie, Reginald Gardiner, Henry Daniell, Billy Gilbert, Grace Hayle, Carter Dehaven, Paulette Goddard, Maurice Moscovitch, Emma Dunn

Gênero/ Comédia

Ano/ 1940

País/ EUA

Duração/ 128 minutos

Em meio à Segunda Guerra Mundial, judeus estavam sendo esmagados pelo preconceito alemão. Chaplin interpreta os dois protagonistas da história: o ditador Hynkel (em clara referência a Hitler) e o barbeiro judeu. Irônico e atrevido, este filme lhe causou a expulsão dos Estados Unidos, mas criou também uma obra-prima única com uma das melhores mensagens antiguerra já transmitidas ao homem.

Data/ 5/12

Horário/ 15h

Idade/ Livre

Local/ Teatro

Capacidade/ 296 lugares

“A General”

Título original/ The General

Direção/ Buster Keaton, Clyde Bruckman

Elenco/ Buster Keaton, Marion Mack, Glen Cavender, Jim Farley, Fred Vroom, Richard Allen, Joe Keaton, Mike Donlin, Tom Nawn, Charles Smith, Anthony Harvey, Ray Thomas

Gênero/ Comédia

Áudio/ Mudo

Ano/ 1926

País/ EUA

Duração/ 78 minutos

Johnnie ama sua locomotiva, a General, e Anabelle Lee. Quando a Guerra Civil começa, ele é rejeitado pelo serviço militar por ser mais valioso como engenheiro, e sua amada pensa que ele é um covarde. Johnnie, porém, prova sua coragem quando espiões da União capturam seus dois amores: a General com Anabelle a bordo.

Data/ 5/12

Horário/ 17h30

Idade/ Livre

Local/ Teatro

Capacidade/ 296 lugares

reprodução
Cena do filme "Capitão Bill Jr"

“Capitão Bill Jr”

Título original/ Steamboat Bill, Jr.

Direção/ Charles F. Reisner, Buster Keaton

Elenco/ Buster Keaton, Ernest Torrence, Tom Lewis, Tom McGuire, Marion Byron, Joe Keaton

Gênero/ Comédia

Áudio/ Mudo

Ano/ 1928

País/ EUA

Duração/ 69 minutos

Keaton interpreta um jovem bem-educado e simplório que reencontra seu pai, o bronco capitão de um barco a vapor, e se vê forçado a enfrentar um magnata que pretende controlar todo o comércio e navegação ao longo do rio Mississipi.

Data/ 5/12

Horário/ 19h

Idade/ Livre

Local/ Teatro

Capacidade/ 296 lugares

CICLO GASTRONÔMICO

Para o prazer dos gourmands, o Gerstein Café & Deli convida chefs paulistanos para experimentar receitas judaicas de diversos cantos do mundo.

Chefe executivo/ Fernando Martinez Freyssinier

Chefes convidados/ Mônica Dajcz, Gabriel Zitune, Breno Lerner

Fernando Martinez Freyssinier é mexicano, morou no Brasil e em Washington D.C. No Brasil, fez parte do grupo Fasano, trabalhou para o Buffet Charlô, no Jockey Clube, e atualmente presta consultoria e atende residências para jantares privados. Em Washington serviu almoços e jantares na Embaixada do Brasil, fez a festa de 4 de julho de Alan Greenspan na Casa Branca, serviu o rei da Jordânia, Nancy Reagan, Bill Clinton, Al Gore, entre outros.

Mônica Dajcz nasceu em São Paulo. Curiosa e autodidata, desde criança fazia experiências na cozinha de sua mãe e se deleitava com o aprendizado de receitas judaicas com a avó. A partir de então, Mônica fez vários cursos de gastronomia com chefs renomados, além de estágios em confeitarias em Salzburgo, Áustria, em escolas e no restaurante The Plaza, em Nova York. Trabalhou no Buffet Torres e montou a própria cozinha em um galpão na Lapa, com uma tenda toda ambientada, onde faz degustações de seu cardápio para clientes.

Datas/ 2, 3, 4 de dezembro

Gabriel Zitune é um empresário do ramo imobiliário, mas tem como paixão a culinária. Chef especializado na culinária judaica sefaradi, dá aulas particulares de gastronomia para executivos e atualmente é o criador do curso de gastronomia profissionalizante da parceria entre a Unibes e a Universidade S. Judas. Criou as receitas para o livro Óleos essenciais, lançado em 2005, e está prestes a lançar outro: Pintanga mágica.

Datas/ 5, 7, 8 de dezembro

Breno Lerner, superintendente da Editora Melhoramentos, é gourmand, pesquisador e escritor especializado na culinária judaica, vêm estudando a história da culinária e de seus ingredientes. Ardoroso defensor da comfort food, mantém colunas em diversas publicações e sites na internet, ministra aulas e workshops e prepara a publicação de seu quarto livro.

Datas/ 9, 10, 11, 12 de dezembro

CICLO DE PALESTRAS

Bate-papo

“Luzes sobre a fotografia”

Com Bob Wolfenson e Boris Kossoy

Uma conversa entre dois dos maiores fotógrafos brasileiros, que resgatam, juntos, momentos marcantes de suas carreiras e refletem sobre temas como a luz na arte da fotografia, entre outros. Ao final, haverá uma sessão de autógrafos de livros.

Data/ 2/12

Horário/ 19h

Idade/ Livre

Local/ Auditório

Bate-papo

“Entre a luz e o espaço”

Com Lucia Koch

Professora da FAAP, Lucia Koch pesquisa as relações entre a arte e a arquitetura, através de alterações na luz ambiente de espaços públicos e domésticos. Neste bate-papo, a artista apresentará ao público seus projetos mais importantes, refletindo sobre as relações entre luz e espaço.

Data/ 8/12

Horário/ 19h

Idade/ Livre

Local/ 3º andar

Capacidade/ 60 pessoas

Duração/ 90 minutos

Aula aberta

Chanuká, a festa das luzes

Com Cecília Ben David

Cecília Ben David apresenta históricos, símbolos e significados de Chanuká. Nessa aula, você finalmente vai entender a diferença entre o candelabro de sete e o de nove braços! Os participantes terão uma rica visão de como vivenciar a Festa de Chanuká em seu sentido mais amplo, além de saborear um quitute típico.

Data/ 8/12

Horário/ 20h40

Idade/ Livre

Local/ 3º andar

Capacidade/ 60 pessoas

Duração/ 60 minutos

Bate-papo

“Luzes sobre o pensamento”

Com Yonatan Shani e Gabriel Steinberg

Convidamos o rabino Yonatan Shani, do Kabbalah Center, e o professor Gabriel Steinberg, do Departamento de Letras Orientais da USP, para refletirem com o público a respeito das luzes que se projetaram sobre a experiência judaica, por meio da Cabalá (Mística Judaica) e da Haskalá (Iluminismo Judaico).

Data/ 9/12

Horário/ 19h

Idade/ Livre

Local/ Auditório

Capacidade/ 60 pessoas

Duração/ 90 minutos

Cerimônia aberta

Kabalat Shabat

Com Raul Meyer

O dia de Shabat é o ponto mais importante do calendário judaico e sua santidade está descrita no quarto mandamento, no qual todos devem dedicar este dia para descansar e se reanimar. A cerimônia da recepção deste dia especial é o Kabalat Shabat, onde orações e meditações ajudam o participante a elevar-se espiritualmente, com o intuito de sentir a importância de separar um dia na semana para encontrar sua essência.

Data/ 10/12

Horário/ 19h

Idade/ Livre

Capacidade/ 50 pessoas

Duração/ 40 minutos

Três roteiros de visita ao Centro da Cultura Judaica

Roteiro 1 / Sessões do The Mobile Archive

Apresentamos quatro sessões especiais com filme do The Mobile Archive, arquivo itinerante de vídeos de artista proveniente do Israeli Center for Digital Art, Holon. Organizadas por curadores israelenses, essas sessões trazem um rico panorama da produção audiovisual atual e das inquietações de diversos artistas de Israel e do mundo.

Roteiro 2 / Começa pela arquitetura…

Conheça o tradicional roteiro de visita, contemplando informações a respeito da história e arquitetura do Centro da Cultura Judaica, símbolos e costumes judaicos, além de um tour especial pela exposição The Exotic West.

Roteiro 3 / The Exotic West, especial Chanucá

Nossa equipe de educadores oferece dois roteiros especiais à exposição The Exotic West, que dialogam com temas como as mídias que partem e se utilizam da luz, entre outros tópicos.

Datas e horários/

– Roteiro 1 / 1, 3, 7 e 9/12, das 14h30 às 15h30

– Roteiro 2 / 2, 8 e 10/12, das 14h30 às 15h30

– Roteiro 3 / 4, 5, 11 e 12/12, das 14h30 às 15h30

Local/ Início no hall, no horário divulgado

Capacidade/ 20 pessoas por grupo

Duração/ 60 minutos

CICLO DE OFICINAS

Oficina de Animação Digital MUAN – Especial Chanuká

Em nossas já tradicionais oficinas, qualquer um é capaz de criar, editar, manipular e visualizar o próprio curta-metragem de animação! Durante a Chanuká, a festa das luzes, vamos explorar juntos técnicas que partam da ideia de luz e sombra e dos contrastes entre figura e fundo.

Data/ 1 e 8/12

Horário/ das 13h30 às 17h30

Idade/ A partir de 10 anos

Local/ 3º andar

Capacidade/ 15 pessoas

Duração/ 4 horas

Confira/ muanccj.blogspot.com

Oficina Teatrinho de Sombras

Com Daniel Warren e equipe Click Oficina: Tom Groba Meanda e Ivan Banho

Que tal comemorar a “Festa das Luzes” criando mirabolantes histórias e desenhando com a luz e a sombra! Venha participar dessa oficina onde construiremos um original teatrinho de sombras que vai ser a sensação nas festas de família! Todos vão adorar suas histórias e você vai entender esse misterioso efeito que traz tanta poesia à nossa vida!

Data/ 4/12

Horário/ 16h

Idade/ A partir de 7 anos

Local/ Auditório

Capacidade/ 30 crianças

Duração/ 90 minutos

Workshop de culinária para pais e filhos

Latkes assados

Com Breno Lerner

O latke é uma tradição de Chanuká entre os judeus que vieram da Rússia e do Norte da Europa. Obviamente não era feito de batatas, uma vez que a batata só chegou na Europa depois da descoberta da América, no século XV. Antes era feito de queijo ralado e frito no schmaltz, a gordura feita da pele das galinhas Seu nome vem do russo oladka, diminutivo de olad’ya, que veio do grego eladion, coisa oleosa, ou de elaia, azeitona. Conta-nos a lenda que Judith teria servido ao rei Holofernes uma porção de latkes bem salgados para que ele ficasse com sede, bebesse muito vinho e, uma vez embriagado, ter sua cabeça por ela decepada. O latke pode ser um perigo! Venham descobrir.

Data/ 5/12

Horário/ 16h

Idade/ A partir de 7 anos

Local/ Auditório

Capacidade/ 25 crianças + 1 adulto por criança

Duração/ 90 minutos

Workshop de culinária

Oleum ex albis olivis

Com Breno Lerner

Azeite e azeitona são velhos companheiros do homem. Escavações arqueológicas e citações históricas colocam as oliveiras quase que observando a infância da raça humana. Aparentemente, as oliveiras provêm de uma região localizada entre a Síria e Israel, e, há dois milhões de anos, de lá se espalharam pela bacia do Mediterrâneo e, depois, para todo o mundo. Venha conhecer e experimentar histórias de oliveiras neste último workshop culinário do ano. Oleum ex albis olivis (óleo da mais alta qualidade) garantido!

Data/ 7/12

Horário/ 20h

Idade/ A partir de 14 anos

Local/ Auditório

Capacidade/ 70 pessoas

Miniworkshop

A partir da luz…

Com Edith Derdyk

Artista de pesquisa múltipla, Edith Derdyk é também uma renomada educadora, autora de livros fundamentais sobre o ensino do desenho e ministrante de cursos e workshops para jovens e adultos. Tendo Chanuká com ponto de partida, Edith nos convida a experimentar o potencial poético da luz.

Data/ 3/12

Horário/ 19h

Idade/ A partir de 18 anos

Local/ 3º andar

Capacidade/ 30 pessoas

Duração/ 120 minutos

Oficina para pais e filhos

A sombra que assombra

Com Andi Rubinstein

Um mergulho no maravilhoso universo do teatro de sombras: como silhuetas simples podem se transformar em sombras de grande beleza? Os participantes experimentarão como funciona todo o processo do teatro de sombras, e poderão levar para casa as silhuetas que criarem.

Data/ 4/12

Horário/ 13h

Idade/ A partir de 5 anos

Local/ 3º andar

Capacidade/ 15 crianças + 1 adulto por criança

Duração/ 60 minutos

Oficina com pais e filhos

Luzes em lanternas de papel

Com Andi Rubstein

Nesta oficina faremos lanternas de papel e vela para pendurar ou apoiar. Os participantes poderão brincar com as formas dos cortes sobre o papel que permitem que a luz passe de diferentes maneiras. Cada participante poderá levar para casa sua lanterna.

Data/ 11/12

Horário/ 15h

Idade/ A partir de 5 anos

Local/ 3º andar

Capacidade/ 15 crianças + 1 adulto por criança

Duração/ 60 minutos

Oficina Brilhando no escuro com Mad Science

Esta apresentação vai deixar as crianças iluminadas de tanta alegria. São diversas experiências com efeitos brilhantes incríveis. As criancas verão uma corrente elétrica, entenderão como a energia se transforma e se encantarão com os efeitos dos fogod de artifício.

Data/ 11/12

Horário/ 16h30

Idade/ A partir de 7 anos

Local/ Auditório

Capacidade/ 70 pessoas

Duração/ 60 minutos

Oficina com pais e filhos

Faça sua chanukiá!

Com Yara Lazar

Nessa oficina, cada criança vai criar a própria chanukiá (candelabro usado na festa de Chanuká) de forma lúdica e utilizando materiais diversos. Vamos cortar, pintar, colar e montar com muita criatividade essa chanukiá, para que ela leve muita luz para a casa de cada participante!

Data/ 12/12

Horário/ 11h

Idade/ A partir de 5 anos

Local/ 3º andar

Capacidade/ 15 crianças + 1 adulto por criança

Duração/ 60 minutos

ARTES CÊNICAS

“Claraboia”

Com Morena Nascimento

Iluminação de Fabio Retti

A bailarina Morena Nascimento que, entre outros projetos, dança na Companhia Pina Bausch, propõe um trabalho inédito, desenvolvido especialmente para esta festa de Chanucá com Fabio Retti, jovem talento da arte de iluminar. Inspirando-se livremente do tema da festa das luzes, a dupla formada para esta ocasião apresenta um dialogo sutil e poético entre o corpo da bailarina e sua sombra projetada.

Data/ 1/12 – Festa de Abertura

Horário/ 20h

Idade/ a partir de 12 anos

Local/ Cafeteria

Capacidade/ 100 pessoas

Teatro de sombras

O valente Filho da Burra

Cia. Articularte – Teatro e Bonecos

Com técnica de hastes e bonecos articulados de cores vazadas, envolvendo 40 bonecos-personagens e 40 adereços e cenários – inspirado livremente na técnica e arte Wyang Kulit, da Indonésia –, o espetáculo encena as peripécias do personagem Filho da Burra, um menino órfão que é acolhido pela natureza e amamentado por uma burra. Assim ele cresce como um menino forte e agigantado, conhece dois amigos e em suas aventuras acaba indo parar no fundo da Terra, onde terá de enfrentar monstros e desafios mágicos, contando apenas com sua força e astúcia.

reprodução
Teatro de sombra "Valente-Burra"

Indicado ao Prêmio FEMSA 2004 como Melhor Direção.

Autor do conto/ Luís da Câmara Cascudo

Adaptação e Direção/ Dario Uzam

Bonequeira/ Surley Valério

Produção de bonecos/ Valter Valverde

Elenco/ Surley Valério, Dario Uzam, Alessandra Nascimento e Jussara Bracco

Data/ 4/12

Horário/ 11h

Idade/ A partir de 5 anos

Local/ Teatro

Capacidade/ 296 pessoas

Duração/ 45 minutos

Sipurim – A hora da história

Histórias iluminadas

Com a Cia Megamini (Gabriel Guimard e Nora Prado)

Conto extraído do livro Histórias para crianças, de Isaac Bashevis Singer. Com seu estilo inconfundível, Singer narra situações que se passam em festas de Chanucá, com humor e lirismo. Gabriel e Nora irão narrar a história com seu talento cômico e corporal.

Duração/ 90 minutos

Data/ 5/12

Horário/ 11h

Idade/ Recomendável para crianças a partir de 4 anos

Local/ 3º andar

Capacidade/ 60 crianças e 40 adultos

Obs/ Após a apresentação teremos uma visita monitorada à exposição The Exotic West e uma oficina de brincadeiras infantis.

Por Redação