Chile é eleito o melhor destino de turismo de aventura do mundo
Desertos áridos, ilhas isoladas e fiordes patagônicos distantes. Se tem um destino sul-americano que nunca sai da lista de preferências do brasileiros, esse é o Chile.
Mas não é só aventureiro brasuca que se encanta com aquela variada geografia delgada e de cenários extremos.
Pela primeira vez na história desse país, o Chile é eleito o melhor destino de turismo de aventura do planeta, anúncio feito durante a 23ª edição do World Travel Awards, uma espécie de Oscar do turismo.
- Saiba como resgatar a skin grátis de Snoop Dogg para o Natal do Fortnite
- Entenda relação entre o alho e a prevenção do câncer de intestino
- 4 motivos para colocar Arraial do Cabo na sua lista de viagem de verão
- Cristo Redentor ganha trilha com mirante 360º do Rio
A eleição do ganhador foi realizada com pessoas do mundo todo que votaram através do site do prêmio, desbancando outros destinos que concorreram na categoria, como Austrália, Canadá, Equador, Japão, Nova Zelândia, Tailândia e Estados Unidos.
Na lista de destinos e serviços internacionais, essa edição premiou também o aeroporto de Cingapura, na categoria World’s Leading Airport; Maldivas como “melhor destino de praia”; Dubai, nos Emirados Árabes, como “melhor destino”; e o Equador como “destino verde”.
Destino de natureza e aventura, o Chile conta com paisagens que permitem ao visitante realizar atividades como surf, trekking, montanhismo, mountain bike, rafting, caiaque, fly fishing e cavalgadas.
“Este reconhecimento ratifica o que estamos realizando em matéria de promoção turística internacional, onde a natureza e a aventura são os eixos sobre os quais estamos trabalhando e também a estratégia de diversificação da oferta.”, afirmou a subsecretária de turismo do Chile, Javiera Montes, em nota divulgada pela assessoria do turismo chileno no Brasil.
Confira destinos de aventura no Chile
Torres del Paine
Oitava Maravilha do Mundo e endereço de alguns dos melhores trekkings da Patagônia, a região é um dos destinos mais cobiçados em terras chilenas.
E tudo parece como sempre: o vento sopra forte lá fora, a chuva é impiedosa e as torres mais famosas da Patagônia chilena seguem sua brincadeira de se esconder entre nuvens espessas.
Deserto do Atacama
No destino mais seco do planeta e de solo comparado ao de Marte, são mais de 300 atrações turísticas, a maioria delas para o público em busca de aventuras.
E para quem já foi uma vez, aquela imensidão árida ainda esconde muitas atrações para viajantes de segunda viagem.
Carretera Austral
Considerada uma das travessias da Patagônia do Norte, na Região de Aysén, a icônica Carretera Austral se caracteriza pela presença de bosques, glaciais e canais patagônicos.
Essa clássica estrada de 1.240 km liga a Região dos Lagos ao extremo sul do Chile, cujas vias rústicas dão acesso atrações como o Parque Nacional Queulat, o glacial San Rafael e as espetaculares Catedrais de Mármore do Lago General Carrera, o maior do território chileno.
Fiordes patagônicos
O embarque em Puerto Natales é simples e sem as formalidades das outras embarcações de luxo que cruzam estreitos e lagos do Chile.
No rosto dos passageiros, olhares atentos e curiosos de quem tem pela frente a missão de navegar 1.500 quilômetros até Porto Montt, cruzando fiordes estreitos e geleiras.
Região dos Lagos
Há mais de um século, navegar aquele território patagônico significa ver vulcões, canais estreitos, florestas centenárias e povoados minúsculos. E seja qual for a época do ano, a sensação é a de que você é o primeiro forasteiro a colocar os pés por ali.
Criada em 1913 pelo suíço Ricardo Roth, responsável pelo primeiro cruzamento com fins turísticos na região, a Travessia dos Lagos é uma viagem de sete etapas (lacustres e terrestres), com duração de até dois dias, entre Porto Varas (Chile) e Bariloche (Argentina).
Ilha de Páscoa
Localizada a 3.700 km da costa sul-americana, no meio do nada, a Ilha de Páscoa é daqueles destinos obrigatórios para quem procura experiências inusitadas e aventureiras.
As atrações mais famosas desse território de origem polinésia com mais de 3 milhões de anos são os moais, as estátuas gigantes feitas em homenagem aos chefes de tribos locais. Mas o destino, que pertence ao Chile, surpreende com trilhas em fábrica de moais, mergulhos em águas, exageradamente, azuladas e caminhadas sobre vulcões.