“O Amor das Três Laranjas” e “KD VOCÊ?” no Itaú Cultural

De 10 a 13 e de 17 a 20 de fevereiro, o Itaú Cultural apresenta o processo de criação do espetáculo “O Amor das Três Laranjas” ou “KD VOCÊ?”. O trabalho é uma parceria da Cia Dramática com a Absurda Confraria.

As apresentações ocorrem de quinta a domingo, sempre às 20h. Dirigida por Bete Dorgam, a encenação reúne no palco atores, VJs e seis músicos. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados no local com uma hora de antecedência.

O espetáculo  conta a história absurda de um jovem príncipe amaldiçoado pela fada Morgana a percorrer longas distâncias à procura de três laranjas, cada uma contendo uma princesa. Mas não se trata da apresentação de uma obra fechada, mas, sim, de uma encenação passível de novas experimentações e descobertas até chegar à sua montagem final.

A pesquisa da Cia Dramática está baseada em dois pontos fundamentais: a máscara do palhaço, como elemento de treinamento e expressão poética do ator, e a música, como possibilidade de co-criação e expressão cênica. O projeto traz orientação de linguagem gestual e cômica, pesquisa sonora ao vivo, interferência audiovisual, esboço cenográfico e de figurino.

Nesta encenação a Cia Dramática se une aos antigos parceiros da Absurda Confraria – que desenvolve uma pesquisa com base no Teatro Cômico e Gestual – e aos músicos do Seis com Casca – grupo de música instrumental que une as linguagens popular e erudita de uma maneira descontraída.

“Os clowns voltarão, contracenando com seres que habitam o estranho mundo que o principe terá que percorrer. Esse será nosso testemunho, talvez uma gota do caldo das laranjas de Gozzi, uma semente que rolou pelos séculos e caiu, inquieta, em um prédio da avenida Paulista”, explica Bete Dorgam.

Para completar a apresentação, entram em cena intervenções audiovisuais dos VJs Giuliano Scan e Evelyn Cristina, responsáveis por todos os vídeos do espetáculo. Além do trabalho no palco, eles farão uma apresentação especial no início da programação. No dia 10 de fevereiro, às 19h30, a dupla, que fará as vezes também de DJ, edita ao vivo no Piso Paulista (térreo) imagens e músicas que dizem respeito à temática e conceito da obra, como um aquecimento para o público que aguarda a sessão.