Cia. Provisório-Definitivo apresenta “Pelos Ares” no Sesc Consolação
O Sesc Consolação recebe nos meses de novembro e dezembro a Cia. Provisório-Definitivo, que apresentará nos sábados e feriados o espetáculo “Pelos Ares“. A entrada R$8.
Inspirado no livro homônimo de Sally Gardner (O menino que sabia voar), “Pelos Ares” é a história de um menino que, ao realizar um sonho, se vê envolvido em situações que o fazem refletir sobre as conseqüências de seus atos.
Em suas aventuras, valores como respeito ao próximo e à família e a descoberta de sentimentos, são abordados com profunda delicadeza e sensibilidade.
- Tirar cidadania italiana vai ficar mais cara em 2025; entenda
- Atividade física pode acrescentar até 5 anos à sua vida
- Como aliviar os sintomas de depressão com estes aromas
- Valle del Elqui: o paraíso chileno ensolarado que une natureza, vinhos e astroturismo
Por se tratar de transposição de literatura para o teatro, a narrativa é privilegiada, uma vez que o texto original traz elementos fantasiosos imprescindíveis para a encenação. Junta-se a isso, a utilização de signos multimídia – o vôo é representado por um recurso simples, relativo à imaginação.
O menino fecha os olhos e o mundo voa nele. Ele é constituído da matéria das coisas que voam. O espaço voa nele, as casas voam nele, a mãe, os amigos, tudo voa nele. Uma projeção com diversas imagens banha o corpo e o espaço inicialmente, depois vai alcançando cada um daqueles que é tocado pela sensibilidade e pelo dom do menino, até que banha tudo e toma o espaço, esparramando o sonho, contagiando todos, inclusive o público.
O palco, na forma de um imenso espaço vazio, está pronto para ser ocupado por toda sorte dos desejos dos personagens.
A iluminação completa essa atmosfera que traz a lembrança de uma época de infância vivida com liberdade, nas ruas e quintais da vizinhança.
O espetáculo estreou em maio de 2010 no 14º Festival da Cultura Inglesa e foi o vencedor do Prêmio de Melhor Peça Infantil.