Ciclo Orson Welles no Cine Clube MuBE

divulgação
Cidadão Kane

“Cidadão Kane” (1941) é o filme que estreia o “Ciclo Orson Welles”, no Museu da Casa Brasileira neste 1º de maio, a partir das  19h.

Considerado uma das obras primas do cineasta, a trama retrata a vida de um magnata da imprensa.

O Cine Clube MuBE é gratuito e ocorre sempre aos sábados.

No mesmo dia, às 21h, o público confere “Este é Orson Welles”, documentários dirigidos pelo norte-americano que relatam situações em Madri, Londres e Paris.

No sábado, 08/05, serão três atrações: “Otelo”, “F for Fake – Verdades e Mentiras” e “Mr. Arkadin”. Já no dia 29 de maio, os filmes “Estranha Compulsão” e “O Processo” mostram um pouco mais da arte e do talento de Welles, seja dirigindo ou atuando.

Sobre Welles

George Orson Welles conseguiu inspirar um grande número de admiradores a se tornar diretores de cinema. Aos 18 anos, ele já era um ator famoso no teatro experimental. Um ano depois, fez sua estréia na Broadway, na montagem de “Romeu e Julieta”. Logo se tornou amigo do diretor e produtor John Houseman, para quem fez algumas colaborações.

Em 1970, ele recebeu um Oscar honorário pelo conjunto da obra. Sua filmografia, como diretor ou ator, inclui: “Cidadão Kane” (1941), ´´A Dama de Shangai´´ (1948), ´´Macbeth´´ (1948), ´´ Otelo´´ (1952), ´´A Marca da Maldade´´ (1958), “F for Fake – Verdades e Mentiras” (1973), “Verdades e Mentiras” (1974).

Confira a programação completa

01/05
19h
Cidadão Kane (Citizen Kane)
EUA (1941)
PB. Duração 119′. Legenda em Português.12 anos. Direção: Orson Welles

Welles revolucionou as técnicas de filmagem com recursos até então inexplorados como profundidade de campo, ação entrecortada num mesmo ambiente, planos longos, flashbacks, movimentos de câmera e edição rápida, além de utilizar uma narrativa não linear.

21h
“Este é Orson Welles” (Orson Welles and People)
EUA (1958)
Documentário. PB. Duração 139′. Legenda em Português. 12 anos. Direção: Orson Welles

Orson Welles dirigiu esta série de documentários para a televisão em 1955. Em Paris, Welles apresentou os célebres artistas Juliette Gréco e Jean Cocteau, que viviam em ‘St. Germain ês Pres’. Em Londres, conhecemos ‘Chelsea Pensioners’; na Espanha, assistimos ‘As touradas de Madrid’ e visitamos o país Basco.

08/05
18h
“Otelo” (Othello)
EUA (1952)
PB. Duração 93′. Legenda em Português. Livre. Direção: Orson Welles.

A tragédia envolvendo fúria, ciúme e assassinato em torno de Othello, Iago e Desdêmona. Trata-se da visão de Welles para o clássico de Shakespeare (foi a 12ª versão levada para o cinema). Filmada na Itália e em Marrocos, teve sérios problemas de produção, levando mais de dois anos para ser finalizada.

20h15

“F for Fake – Verdades e Mentiras” (Vérités et Mensonges)
EUA (1973).
Cores. Duração 86′. Legenda em Português. 12 anos. Direção: Orson Welles

O último filme dirigido por Orson Welles mostra de uma maneira lúdica, porém incisiva, um grupo de falsificadores famosos. Com uma intensidade zombeteira, Welles investiga o excêntrico falsificador de arte Elmyr de Hory, que fez a biografia de Howard Hughes, surgida como a principal falsificação da década de 70, e seu confidente Clifford Irving.

21h45
Mr. Arkadin (Mr. Arkadin)
EUA (1955)
Drama/ Suspense. PB. Duração 99′. Legenda em Português. 12 anos. Direção: Orson Welles
Ecos de “Cidadão Kane” ressoam através desta menos conhecida, ainda que brilhante, obra de Orson Welles. Escrito, dirigido e estrelado Welles, “Mr. Arkadin” é uma fábula sobre a inocência perdida. Reclamando de amnésia, o milionário Arkadin contrata o quase detetive Guy Von Straten para investigar seu passado.

29/05
19h
“Estranha Compulsão” (Compulsion)
EUA (1959)
PB. Duração 103′. Legenda em Português. 12 anos. Direção: Richard Murphy

“Estranha Compulsão” baseou-se no notório caso de 1924, dos assassinos Leopold e Loeb, documentado no best-seller do repórter Meyer Levin. Orson Welles interpreta o brilhante advogado Clarence Darrow, determinado a defender os dois jovens da acusação e salvá-los da pena de morte. Bradford Dillman faz o jovem mandão e folgado. Dean Stockell é o mais sensível e introvertido.

21h
“O Processo” (Lê Procès)
França / Itália / Alemanha (1962)PB. Duração 119′. Legenda em Português.  12 anos. Direção: Orson Welles

Numa certa manhã, um homem é preso e acusado de um estranho crime que não cometeu. Versão bastante fiel do horror cômico-objetivo do clássico romance de Frank Kafka. Tendo o controle absoluto sobre o filme, Wells conseguiu efeitos impressionantes, apoiado num elenco de primeira. Destaques para a interpretação de Perkins como Joseph K. e a trilha sonora jazz/clássica.