“Cine Verão” exibe documentários de MPB

Em janeiro o Sesc Ipiranga promove “Cine Verão” com uma programação de vídeos documentários dedicados à música popular brasileira.

Dia 7

Cartola
Brasil, 2006. 88 min. Direção: Lírio Ferreira e Hilton Lacerda.

A história de Cartola, um dos compositores mais importantes da música brasileira e também um dos expoentes mais nobres do samba.

Dia 14

Samba Riachão
Brasil, 2001. 86 min. Direção: Jorge Alfredo.

Aos 80 anos de idade Riachão é o cronista musical da cidade de Salvador, tendo vivenciado todas as transformações pelas quais passou a música popular brasileira e os meios de comunicação no decorrer do século XX. É através das histórias deste cronista que o filme apresenta um relato histórico da MPB.

http://www.youtube.com/watch?v=7z35PVXZRf8&playnext=1&list=PL8AA97F9953C927C1&index=3

Dia 21

Um Homem de Moral
Brasil, 2009. 84 min. Direção: Ricardo Dias.

Documentário sobre a obra musical do zoólogo Paulo Vanzolini, que sempre se enxergou mais como zoólogo do que sambista. Compositor de canções como Volta Por Cima, Ronda e Boca da Noite, Vanzolini tem sua obra revista por outros intérpretes, além de ser a estrela do filme.

Dia 28

Palavra (En)cantada
Brasil, 2009. 86 min. Direção: Helena Solberg.

A partir da reflexão da relação entre a música popular e a poesia e literatura, o documentário usa depoimentos, performances musicais e trilha sonora a fim de esclarecer e refletir sobre o assunto. Destaque para as imagens raras de Dorival Caymmi nos anos 40, e que foram restauradas pela produção do filme.

Por Redação