Cinema Espanhol Atual

Em dezembro, a Cinemateca Brasileira, a Embaixada da Espanha no Brasil e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional reúnem-se mais uma vez para oferecer ao público uma mostra da nova cinematografia espanhola, realizada desde 2005 por estas instituições.

Bem variada, a seleção de títulos contempla obras premiadas internacionalmente e dá uma boa amostra do que o cinema espanhol atual tem de melhor. Todos os filmes – com exceção do terror [●REC] – são inéditos nos cinemas brasileiros, o que faz desta uma oportunidade imperdível para conhecer talentos emergentes do cinema ibérico. Veja mais informações no site Cultura Espanhola

Programação dividida por dias:

9

Sete mesas de bilhar francês (às 20h30)

Mulher viaja com seu filho a uma grande cidade em virtude da repentina doença de seu pai, avô do garoto. Quando chegam, a amante do patriarca os coloca a par da ruína dos negócios da família: um local onde se alinham sete mesas de bilhar.

O filme foi vencedor dos prêmios Goya de Melhor Atriz (Maribel Verdú) e Melhor Atriz Coadjuvante (Amparo Baró) e indicado noutras oito categorias, incluindo Melhor Filme, Diretor e Roteiro Original.

10

A solidão (às 20h30)

A história de duas mulheres: Adela, que se muda de uma pequena cidade para Madri, onde começa uma vida nova com seu filho de um ano e meio, e Antonia, dona de um pequeno supermercado de bairro, cuja vida sossegada se vê alterada por problemas com suas filhas.

Vencedor dos prêmios Goya de Melhor Filme, Diretor e Ator Revelação (José Luis Torrijo).

11

[●REC] (às 20h30)

Durante uma reportagem sobre o dia-a-dia do Corpo de Bombeiros, uma repórter e seu operador de câmera se envolvem num verdadeiro inferno quando acompanham o que parecia uma ocorrência rotineira de resgate. Presos no interior de um edifício, os bombeiros e a equipe de televisão se deparam com um horror desconhecido e letal.

Gravado com câmera de vídeo na mão, simulando uma reportagem, o filme foi um inesperado sucesso de bilheteria e ganhou uma refilmagem em Holywood intitulada Quarentena (Quarantine).

12

Mataharis (às 21h)

Carmen, Inês e Eva são detetives particulares que não usam chapéu nem revolver, mas que fazem compras, trocam fraldas e tentam manter um relacionamento, enquanto trabalham revelando segredos alheios. As três descobrirão que há mentiras que não souberam enxergar e verdades que é melhor não revelar.

Comédia dramática indicada aos prêmios Goya (o “Oscar espanhol”) nas categorias Melhor Diretor, Ator, Roteiro Original e duas vezes na categoria Melhor Atriz Coadjuvante (já que tanto Nuria González quanto María Vázquez foram indicadas).

13

Abaixo das estrelas (às 20h30)

Benito, trompetista desocupado, volta à sua cidade natal para o enterro de seu pai. Ali, descobre que seu bondoso irmão está prestes a se casar com uma mãe solteira, a quem Benito conhece de suas aventuras adolescentes.

Ele se dispõe a impedir o irmão de casar-se com esta mulher, mas acaba iniciando uma insólita amizade com a filha dela, uma garota rebelde e introvertida.

Por Redação