Cinemateca apresenta mostra “Claude Chabrol”

Diretor é considerado um dos principais nomes da Nouvelle Vague

O movimento “Nouvelle Vague” foi um dos acontecimentos cinematográficos que revolucionou o cinema francês, inspirando produções no mundo todo, nos anos 50 e 60. A Cinemateca Brasileira realiza entre 3 e 27 de setembro, a mostra “Claude Chabrol” que traz grande parte da filmografia do diretor francês.

Chabrol também foi colunista da revista especializada em cinema “Cahiers du Cinemá”, assim como François Truffaut e Jean Luc Godard, outros expoentes deste período. A mostra é organizada pela Cinemateca Brasileira e recebe o apoio da embaixada francesa. Os ingressos custam de R$ 4 a R$ 8.

Destacamos “Nas Garras do Vício” (1958), filme de estreia do diretor, “Os mágicos” (1976) e “Mulheres diabólicas” (1995).

Confira a programação completa.

Nas Garras do Vício

Dia 3, às 21h, na Cinemateca Petrobras
Dia 14, às 20h30, na Cinemateca BNDES
Dia 22, às 18h, na Cinemateca BNDES

Nas Garras do Vício (Le Beau Serge, França, 1958, 98min, direção Claude Chabrol, 14 anos)
Primeiro longa-metragem do cineasta. A trama apresenta a história de uma jovem que retorna à sua cidade natal, no interior da França, depois de doze anos e não consegue reconhecer os antigos moradores.

Os Mágicos

Dia 4, às 16h30, na Cinemateca Petrobras
Dia 23, às 18h, na Cinemateca BNDES
Dia 27, às 21h, na Cinemateca BNDES

Os Mágicos (Les Magiciens, França/Alemanha/Itália, 1976, 94 min, direção: Claude Chabrol, 14 anos)
Estranhos personagens se reúnem num hotel na Tunísia – um mágico clarividente, um sinistro milionário, uma mulher, seu marido e uma antiga amante. Nesse lugar, onde se chocam paixões e dramas, o mágico tem a visão de um assassinato.

Mulheres Diabólicas

Dia 7, às 20h30, na Cinemateca BNDES
Dia 11, às 16h, na Cinemateca Petrobras

Mulheres Diabólicas (La Cérémonie, França, 1995, 112min, direção: Claude Chabrol, 14 anos)
Empregada omite suas dificuldades em ler e escrever para conseguir trabalho na casa de uma família abastada. Premiado no Festival de Veneza.

http://www.youtube.com/watch?v=KQqhri2YXmg

Por Redação