Cinemateca Brasileira presta homenagem ao montador Mauro Alice

Divulgação
Mauro Alice

De 3 a 5 de dezembro, a Cinemateca Brasileira presta homenagem a Mauro Alice, um dos maiores montadores do cinema brasileiro, falecido no último dia 23 de novembro.

Para celebrar seu legado, são exibidos alguns clássicos do cinema brasileiro montados pelo artista. Dentre eles, dois dos inúmeros filmes que editou para o inesquecível Amácio Mazzaropi: “Candinho”, de Abílio Pereira de Almeida, sua primeira experiência como montador, eO Puritano da Rua Augusta”, dirigido pelo próprio Mazzaropi.

Confira abaixo a programação completa

Dia 3

SALA CINEMATECA BNDES

18h30 “CANDINHO”

“Candinho”, de Abílio Pereira de Almeida

São Paulo, 1953, 35mm, pb, 94’

Amácio Mazzaropi, Marisa Prado, Ruth de Souza, Adoniran Barbosa

Caipira abandona o campo e segue para São Paulo para tentar a vida. Lá encontra seu grande amor – a filha do fazendeiro para quem até então trabalhara. A moça é agora dançarina de cabaré na capital. O caipira fará de tudo para reavê-la e levá-la de volta à fazenda paterna. Livre adaptação do “Cândido”, de Voltaire, “Candinho” marca a estreia de Mazzaropi no papel que o consagraria anos mais tarde. Fotografia de Edgar Brasil.

SALA CINEMATECA PETROBRAS

21h “FLORADAS NA SERRA”

“Floradas na Serra”, de Luciano Salce

São Paulo, 1954, 35mm, pb, 94’ | Exibição em 16mm

Cacilda Becker, Jardel Filho, Ilka Soares, Sílvia Fernanda

Numa viagem a Campos do Jordão, mulher descobre que está com tuberculose. Interna-se numa clínica, mas não suporta o tratamento médico rigoroso e resolve fugir. Na estação, à espera do trem, conhece um rapaz por quem se apaixona. Baseado no romance de Dinah Silveira de Queiroz. Último filme feito pela Companhia Cinematográfica Vera Cruz, um melodrama clássico que parece impregnar-se do clima melancólico que domina os bastidores da empresa neste momento crepuscular. Destaque para a premiada interpretação de Cacilda Becker, uma das principais atrizes do teatro brasileiro moderno.

Dia 4

SALA CINEMATECA BNDES

20h30 “O BEIJO DA MULHER ARANHA”

“O Beijo da Mulher Aranha”, de Hector Babenco

São Paulo, 1985, 35mm, cor, 120’

William Hurt, Raul Julia, Sônia Braga, José Lewgoy

No presídio de um país latino-americano não especificado, dois prisioneiros ensaiam uma difícil convivência. Um deles é um homossexual condenado por corrupção de menores. O outro é um militante político, torturado quase diariamente pelas autoridades que desejam obter informações sobre suas atividades subversivas. Baseado na novela homômina de Manuel Puig. Pelo filme, William Hurt recebeu o Oscar de Melhor ator e o prêmio na mesma categoria no Festival de Cannes de 1985.

Dia 5SALA CINEMATECA BNDES


17h “O PURITANO DA RUA AUGUSTA”

“O Puritano da Rua Augusta”, de Amácio Mazzaropi

São Paulo, 1966, 35mm, pb, 95’

Amácio Mazzaropi, Marly Marley, Marina Freire, Elizabeth Hartmann

Comédia de costumes realizada sob os embalos da Jovem Guarda. Mazzaropi interpreta um velho pai de família que adere a uma liga moralizante contra os novos costumes da juventude seduzida pelo rock n’ roll. Destaque para as participações da banda The Jordans e da cantora Elza Soares. Cópia restaurada pela Cinemateca Brasileira.

19h “NOITE VAZIA”

“Noite Vazia”, de Walter Hugo Khouri

São Paulo, 1964, 35mm, pb, 91’ | Exibição em 16mm

Norma Bengell, Odete Lara, Mário Benvenutti, Gabriele Tinti

Clássico da filmografia de Walter Hugo Khouri, estrelado por duas das maiores atrizes do cinema brasileiro – Norma Bengell e Odete Lara. Dois jovens burgueses partem para uma mais noitada e conhecem duas refinadas prostitutas. Ao lado das mulheres, procuram soterrar, sem sucesso, o tédio que toma suas vidas, forjando inúmeras situações eróticas. Trilha musical de Rogério Duprat.

Por Redação