“Mamãe faz cem anos”, de Carlos Saura

"Sessão Averroes" promove ainda, debate com especialistas da área da saúde

divulgação
Rafaela Aparicio interpreta a mamãe centenária

Aspectos da realidade captados pelas câmeras da indústria cinematográfica, muitas vezes, traduzem sentimentos, aprendizados e reflexões sobre temas cotidianos de nosso viver.

A Cinemateca Brasileira promove, todos os meses, sempre na última segunda-feira, a “Sessão Averroes” – destinada a profissionais e estudantes da área de medicina e saúde -, levando ao público produções que abordam temas como a saúde humana e, como não poderia deixar de ser, a inexorável morte.

Neste dia 26, às 19h, com entrada Catraca Livre, será exibido o filme “Mamãe faz cem anos”, do espanhol Carlos Saura. O longa é uma continuação de “Ana e os Lobos” e apresenta a história de uma família que se reúne para comemorar o aniversário da matriarca. Os festejos, no entanto, reservam ideias ardilosas,  como o planejamento – por parte de alguns parentes – do assassinata da centenária senhora visando sua herança. A comédia de Saura é uma sátira à sociedade espanhola durante o regime ditatorial de Franco.

Um debate com a presença de Monica Yassuda (livre-docente pela USP e especialista em psicologia do envelhecimento), Guiomar Silva Lopes (pesquisadora da área de farmacologia molecular da UNIFESP) e David Braga Junior (médico especializado em clínica médica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP) será realizado após a sessão.

O nome do programa é uma alusão ao filósofo espanhol Averroes, considerado um dos pais da medicina.

http://www.youtube.com/watch?v=WTEic5PFpBE

 

Por Redação