Cinemateca exibe o novo cinema francês

Começou nesta sexta-feira e vai até domingo, 28, o miniciclo do “Novo Cinema Francês”. Em parceria com a Cinemateca da Embaixada da França, o ciclo traz filmes dirigidos por novos cineastas franceses.

A programação apresenta quatro longas-metragens de estreia de jovens que, recém-saídos das escolas de cinema, começam a construir sua carreira cinematográfica e ter sua obra reconhecida pela crítica e pelos festivais ao redor do mundo.

A mostra é uma boa oportunidade para tomar contato não apenas com filmes recentes e inéditos no circuito brasileiro como também para conhecer algumas das tendências do cinema francês contemporâneo, em suas vertentes tanto comerciais quanto mais autorais, sob a perspectiva de seus mais novos realizadores.

Confira programação

Dia, 26

SALA CINEMATECA PETROBRAS

18h30 A CABEÇA DE MAMÃE

20h30 NAS CORDAS

Dia, 27

SALA CINEMATECA PETROBRAS

19h00 TUDO PERDOADO

21h00 7 ANOS

Dia, 28

SALA CINEMATECA PETROBRAS

14h30 NAS CORDAS

16h30 A CABEÇA DE MAMÃE

18h30 7 ANOS

20h30 TUDO PERDOADO

Sobre os filmes

reprodução
Cena do filme "7 anos"

“7 anos” (7 ans), de Jean-Pascal Hattu

França, 2006, 35mm, cor, 86’

Valérie Donzelli, Cyril Troley, Bruno Todeschini, Pablo de la Torre

Mulher é casada com homem que acaba de ser condenado à prisão. O falatório torna-se o único espaço de intimidade entre os dois. Durante a semana, ela cumpre um constante ritual – vai ao local e pega a roupa suja do marido e a leva para casa. Um dia, ao sair da prisão, encontra um desconhecido que a seduz. Ele torna-se seu amante e, tempos depois, ela descobre que ele é guarda da prisão e que seu marido é seu protegido.

Classificação indicativa: 14 anos

sáb 27 21h00 | dom 28 18h30

Reprodução
Cena do filme "La Tete Mama"

“A cabeça de mamãe” (La tête de maman), de Carine Tardieu

França, 2007, 35mm, cor, 95’

Karin Viard, Chloé Coulloud, Kad Merad, Pascal Elbé

Jovem vive com a mãe, mulher de temperamento melancólico. Um dia, encontra uma foto em que sua mãe, com 20 anos, aparece feliz e radiante nos braços de um homem estranho. Disposta a melhorar o humor materno e a recuperar nela o gosto pela vida, a jovem sai em busca do rapaz fotografado. Classificação indicativa: Livre

sex 26 18h30 | dom 28 16h30

“Nas Cordas” (Dans les cordes), de Magaly Richard-Serrano

França, 2007, 35mm, cor, 93’

Richard Anconina, Maria de Medeiros, Louise Szpindel, Soko

Treinador de boxe ensinou o esporte para sua filha e sua sobrinha desde que ambas eram crianças. Agora, aos 18 anos, criadas como irmãs, as duas irão se confrontar na final de um campeonato. Para complicar a situação, uma rivalidade perigosa começa a surgir entre as duas meninas, no ringue e na vida, alterando o equilíbrio familiar. Voltado ao público infanto-juvenil, Nas Cordas recebeu Prêmio do Júri Junior no Festival de Cinema de Stuttgart de 2007.

Classificação indicativa: 14 anos

sex 26 20h30 | dom 28 14h30

Tudo Perdoado (Tout est pardonné), de Mia Hansen-Løve

França, 2007, 35mm, cor, 95’

Paul Blain, Marie-Christine Friedrich, Victoire Rousseau, Constance Rousseau

Homem vive com a filha e a mulher em Viena. Disposto a não trabalhar, passa os dias fora, brincando com a filha ou perambulando por um parque. Apaixonada, a mulher acredita que ele se ajeitará. No entanto, viciado em drogas, ele começa a se relacionar com uma junkie. Prêmio Louis Delluc de Melhor longa de estreia em 2007, Tudo Perdoado foi também exibido na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes no mesmo ano.

Classificação indicativa: 14 anos

sáb 27 19h00 | dom 28 20h30