Cinemateca promove a 4ª edição do ®NOVA Cultura Contemporânea

Misturar artistas do mundo todo, shows, instalações cinematográficas, cenários, projeções e mostras de vídeo em um único evento? Essa é a proposta da Cinemateca para o mês de outubro.

A 4ª edição do ®NOVA Cultura Contemporânea se divide em 3 espaços, entre eles, o espaço Absolut Blank que traz a criação artística ao vivo. A programação acontece durante todos os sábados de outubro, das 18h às 21h e a entrada é Catraca Livre.

O projeto já passou por Los Angeles e Rio de Janeiro, volta para São Paulo antes de chegar a Belo Horizonte e a realização é uma parceria entre a Rojo, Art Unlimited, Bossa Nova Films e a Absolut.

Confira a programação completa abaixo:

Dia 1

Área _ABSOLUT Blank Space
A partir das 18h
Artista: Mulheres Barbadas

Área Sessão de Cinema Contemporâneo
Das 18h30 às 19h30
Local: Sala BNDES
Artista: David O´Reilly

Área _Instalação cinematográfica ao vivo
Das 20h às 21h no salão principal
Local: Foyer BNDES

Shima ( Brasil e Espanha. Dir.: Shima e Isaac Niemand).
A história do filme traz percepção da mente fechada de um homem, se abrindo para o mundo ao seu redor. Shima, um empregado comum de escritório, confortável em sua rotina diária, seguindo um roteiro determinado, trabalhando sem parar, e nunca afastando-se do que sabe, encontra uma estranha falha que provoca um curto-circuito e tudo começa a dar errado.

Dia 8

Área _ ABSOLUT Blank Space
A partir das 18h
Artista: Jayelle Hudson

Área Sessão de cinema contemporâneo
Das 18h30 às 19h30
Local: Sala BNDES

artista: Yoshi Sodeoka (Japão)

Área _ Instalação cinematográfica ao vivo
Das 20h às 21h
Local: Foyer BNDES

Passion (Rússia. Dir.: Protey Temen)
Quando amamos algo e tentamos alcançar o ser amado, há sempre a chance de destruirmos tudo pelo excesso de pressão. A pressão da busca do entendimento. “Passion” é a história de um homem que encontrou a abstração e se apaixona por ela. Sua mente tenta colocar tudo numa perspectiva abstrata iniciando uma profunda pesquisa que busca a resposta para a seguinte questão: porque abstração é tão importante? Infelizmente suas experiências geram a criação de um vácuo energético que revela a obscuridade de uma linguagem abstrata que pode destruir o mundo.

Dia 15

Área _ ABSOLUT Blank Space
A partir das 18h
Artista: Gustavo Gagliardo/DEFI

Área _Sessão de cinema contemporâneo
Das 18h30 às 19h30
Local: Sala BNDES
Artista: Alberto Cabrera Bernal (Espanha)

Área _Instalação cinematográfica ao vivo
Das 20h às 21h no salão principal (Foyer BNDES)

Collapse of Pal (Holanda. Rosa Menkman).
Collapse of PAL” conta a história do sistema PAL e de seu término. Sua sentença de morte, embora executada em silêncio, foi um ato brutal e violento que deixou PAL esquecido e obsoleto. Ainda que se possa afirmar que PAL está morto, ele ainda existe como um traço deixado diante das novas e “melhores” tecnologias digitais. PAL ainda pode ser visto como um formato histórico sobre o qual as novas tecnologias se basearam, herdaram ou se apropriaram. Além disso, o novo sistema DVB que foi escolhido no lugar do PAL é diferente, porém ao mesmo tempo inerentemente fracassado.

Dia 22

 Área _ ABSOLUT Blank Space
A partir das 18h
Artista: Base-V

Área _Instalação cinematográfica
Das 18h30 às 21h
Local: São Principal

ASTROprólogo (Brasil/Espanha. Paula Trabulsi  David Quiles Guilló).
A instalação cinematográfica ASTROprólogo apresenta de forma sensorial e poética os personagens e os territórios de atuação do longa ASTROtheMOVIE (lançamento previsto para inicio de 2012). Um corpo celeste cai no Rio de Janeiro. Uma estrela dormente, vinda do frio, que começa uma viagem intimista para despertar e encontrar sua posição num céu totalmente desconhecido. Uma história positiva e vibrante de autoarrebatamento construída na fronteira entre a inconsciência e a realidade.

Dia 29

Festa BYOB São Paulo + performance
Das 18h às 22h
Local: Salão Principal
Artistas: Bosques de mi mente/ Coletivo Suspenso/ Karl Kliem


Por Redação