Cinesesc exibe ciclo de cinema polonês

Por: Redação

Em parceria com o Consulado Geral da república da Polônia e Urszula Groska Produções, acontece no CineSESC até o dia 2 de dezembro – o Ciclo de Cinema Polonês, uma oportunidade única para os espectadores conhecerem as mais recentes produções cinematográficas daquele país.

A Festa de Casamento (Wesele)

Dia 30

CineSESC

Terça, às 17h10.

Wojciech Smarzowski, Polônia, 2004, 109 min, Digital, legendas em português.

Elenco: Marian Dziedziel, Tamara Arciuch, Iwona Bielska, Maciej Stuhr, Bartlomiej Topa, Pawel Wilczak, Andrzej Bela-Zaborski, Lech Dyblik.

Celebra-se uma festa de casamento. O pai da noiva presenteia o noivo com um carro de luxo que tinha conseguido em troca de certa quantidade de dinheiro e mais dois hectares de terra que pertencem ao patriarca da família. Mas o velho se recusa a cedê-las. Este será um dos muitos contratempos e problemas de todo tipo que surgirão nessa noite interminável… Uma comédia de tons negros, muito conhecida na Polônia: três prêmios no Festival de Cinema Polonês e seis prêmios Águia, entre outros o de melhor filme e melhor diretor em 2005. Além disso, recebeu distinções em Locarno e Karlovy Vary. Estréia no Brasil. Grátis. Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

Garotas de Shopping (Galerianki)

Dia 30

CineSESC

Terça, às 21h30.

Katarzyna Roslaniec, Polônia, 2009, 70 min, digital, legendas em português.

Elenco: Anna Karczmarczyk, Dagmara Krasowska, Dominika Gwit, Magdalena Ciurzynska, Iza Kuna, Artur Barcis, Ewa Kolasinska, Franciszek Przybylski.

Alicia, aos seus 14 anos, entra em uma nova turma durante o curso ginasial. Sente-se muito solitária nesse novo ambiente. Um dia, uma companheira a convida para passear em um shopping, onde podem observar as vitrines durante horas, comer, ouvir música, observar gente bonita e… conhecer potenciais “patrocinadores“. Graças a eles poderão conseguir todas essas novas coisas cintilantes… Estréia no Brasil.

Grátis. Retirada de ingressos com 1h antecência.

General Nil (General Nil)

Dia 30

CineSESC

Terça, às 15h.

Ryszard Bugajski, Polônia, 2009, 120 min, digital, legendas em português.

Elenco: Olgierd Lukaszewicz, Alicja Jachiewicz, Anna Cieslak, Magdalena Emilianowicz, Zbigniew Stryj, Jacek Rozenek, Maciej Radel, Krzysztof Franieczek

A história apresentada no filme de Ryszard Bugajski é uma tentativa de reconstrução dos últimos anos da vida do legendário comandante do Kedyw (Comando da Diversidade do Exército Nacional), general de brigada August Emil Fieldorf, apelidado de “Nil”. O conto começa no momento da sua volta de um campo de trabalhos forçados na União Soviética, onde foi mandado depois da sua detenção em 1945 pelo NKVD e acaba com a execução da sua pena de morte numa prisão de Varsóvia no inverno de 1953. O filme é acompanhado pelas retrospecções do período da ocupação nazista e as atividades conspiradoras do General, em particular, o atentado ao carrasco de Varsóvia, o general nazista Franz Kutschera. Estréia no Brasil.

Grátis. Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

A Reserva (Rezerwat)

Dia 1º

CineSESC

Quarta, às 15h.

Lukasz Palkowski, Polônia, 2007, 100 min, digital, legendas em português.

Elenco: Marcin Kwasny, Sonia Bohosiewicz, Grzegorz Palkowski, Artur Dziurman, Violetta Arak, Tomasz Karola, Krzysztof Janczar.

O fotógrafo, Marcin Wilczynski, depois de se separar da namorada, se muda para um velho sobrado em um bairro de Varsóvia chamado Praga. O proprietário do edifício lhe pede para fazer uma série de fotos para mostrar o estado decadente da propriedade. Marcin, tirando fotos dos vizinhos e dos arredores do prédio, está descobrindo um mundo totalmente novo pelo qual começa a se fascinar. Encantado pela vizinha – uma cabeleireira sensual, Hanka B., entra na lista negra de um bandido temperamental, Rysiek, que mora com ela. Isso é apenas o começo da série de acontecimentos que mudarão a vida de Marcin, juntando-se a novos amigos… e inimigos. O principiante Lukasz Palkowski leva os espectadores a uma viagem cinematográfica para as regiões de Varsóvia não mencionadas nos guias de turismo. “A reserva” é um quente, doce-amargo conto sobre os moradores de Praga em Varsóvia – um bairro de clima específico e irrepetível. Estréia no Brasil.

Grátis. Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

Uma Árvore Mágica (Magiczne Drzewo)

Dia 1º

CineSESC

Quarta, às 19h20.

Andrzej Maleszka, Polônia, 2008, 83 min, digital, legendas em português.

Elenco: Maja Tomawska, Filip Fabis, Adam Szczególa, Joanna Zietarska, Agnieszka Grochowska, Andrzej Chyra, Hanna Sleszynska.

Uma forte tempestade derruba um enorme e velho carvalho – a Árvore Mágica. As pessoas, inconscientes de seu poder, cortam a árvore e utilizam a madeira na fabricação de centenas de objetos: móveis, instrumentos e decorações de casas. Cada objeto conserva uma parte daquele extraordinário poder mágico. Um desses móveis, uma cadeira, é capaz de voar e realizar os desejos dos que nela sentam. Três crianças encontram a cadeira e assim começa sua emocionante viajem ao encontro de seus pais que saíram em busca de trabalho no estrangeiro, deixando-as sob os cuidados de sua odiada tia. Estréia no Brasil.

Grátis. Retirada de ingressos com 1h de antecedência

Ursinho (Mis)

Dias 1º e 2

CineSESC

Quarta, às 17h10; Quinta, às 17h10.

Stanislaw Bareja, Polônia, 1980, 111 minutos, digital, legendas em português

Elenco: Stanislaw Tym, Barbara Burska, Christine Paul-Podlesky, Krzysztof Kowalewski, Bronislaw Pawlik, Ewa Bem, Zofia Czerwinska, Stanislaw Mikulski.

O presidente do clube esportivo “Arco-íris“, Richard Ochódzki chamado de Ursinho vai para Londres. Porém fica detido porque de seu passaporte foram arrancadas algumas páginas. Ochódzki suspeita de sua esposa, Irena, que queria impedir sua viagem, ou pelo menos atrasá-lo e chegar em Londres primeiro. Anos atrás o casal abriu uma conta bancária em um banco de Londres. A separação os forçou a divisão dos bens. Só que ninguém gosta de dividir com o outro o dinheiro acumulado no exterior. O dinheiro então ficará com aquele que chegar primeiro. Ochódzki não se rende facilmente e tenta de qualquer maneira derrubar o plano da mulher, conseguindo ao mesmo tempo um novo passaporte. O filme foi criado em uma época de quebra na história moderna da Polônia, quando de repente se verificou que era possível rir de quase tudo. Ficou então mais difícil ainda criar algo que divertisse o público. Mas apesar de que a maioria dos tabus anteriores foram derrubados, a realidade do dia-a-dia continuavagrotesca. Stanislaw Bareja e Stanislaw Tym (autor do roteiro) inventaram então esta historinha complicada sobre Richard “Ursinho” que disputa com a ex-esposa uma boa grana depositada no exterior, mas esse conto serve como pretexto para mostrar os absurdos do dia-a-dia dos anos 70/80. A ironia dos policiais um pouco mentalmente limitados, a zombaria dos cantores do festival de canto militar em Kolobrzeg, as grotescas paródias dos comportamentos burocráticos ou nos restaurantes populares, onde os pratos eram fixos às mesas e as colheres presas por uma corrente deslizando de um lado para outro. No fundo desse mundo idiota, surge o problema da criação da tal chamada “nova tradição”. A artificialidade desse tipo de aproximação é bem representada no filme “Ursinho“ através do bebê recém-nascido chamado “Tradição“. Estréia no Brasil.

Grátis. retirada de ingressos com 1h de antecedência.

Dia, 2

A Pequena Moscou (Mala Moskwa)

CineSESC

Às 19h20.

Waldemar Krzystek, Polônia, 2008, 113 minutos, digital, legendas em português.

Elenco: Svetlana Khodchenkova, Dmitri Ulyanov, Elena Leszczynska, Artem Tkachenko, Jurij Ickov.

O filme relata os abusos cometidos pelo Exército Soviético na cidade polonesa de Legnica, apelidada de A Pequena Moscou devido à presença, durante quase cinquenta anos (1945-1993) de uma base militar soviética, a maior da Polônia. Viera, uma jovem russa casada com Yuri, um piloto de caça, inicia um romance clandestino com Michal, um tenente polonês. O encontro acontece em 1967 quando das cerimônias do 50° aniversário da Revolução de Outubro. A história de amor proibido se converte numa tragédia pessoal, que tem como pano de fundo uma tensa situação política, agravada pela invasão das tropas do Pacto de Varsóvia na Tchecoslováquia em 1968. Estréia no Brasil.

Grátis. Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

O Jardim de Luiza (Ogródi Luizy)

Dia, 2

CineSESC

às 15h.

Maciej Wojtyszko, Polônia, 2007, 105 minutos, digital, legendas em português.

Elenco: Patrycja Soliman, Marcin Dorocinski, Krzysztof Stroinski, Kinga Preis, Wladyslaw Kowalski, Marcin Hycnar, Wiktoria Gorodecka.

O que aconteceria se Léon, o profissional, se apaixonasse por Amélie de Montmartre de Paris? Luíza, uma moça sensível e solitária, e Fábio, um delinquente que vive infringindo e zombando da lei, se conhecem num hospício. Ela foi ali internada por seus pais incapazes de aceitar sua hipersensibilidade. Ele está no hospital para observação. Com o tempo suas relações convertemse num sentimento difícil e, na opinião de muitos, praticamente condenado ao fracasso. Estréia no Brasil.

Grátis. Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

Quanto Pesa um Cavalo de Tróia? (Ile Wazy Kon Trojanski)

Dia 2

CineSESC

Quinta, às 21h30.

Juliusz Machulski, Polônia, 2008, 117 minutos, digital, legendas em português

Elenco: Ilona Ostrowska, Maciej Marczewski, Robert Wieckiewicz, Danuta Szaflarska, Agnieszka Sienkiewicz, Sylwia Dziorek, Inga Pilichowska

Grátis. Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

Por Redação