Coletivo Poesia Maloqueirista celebra 10 anos com atividades culturais no CCSP
Projeto foi escolhido pela Divisão de Ação Cultural e Educativa (DACE), e ocupa espaços da unidade durante dois dias
A poesia que ganha movimento e dialoga diretamente com o espaço urbano e as pessoas que o ocupam. Foi com este propósito que o Coletivo Poesia Maloqueirista iniciou suas atividades há dez anos, tornando-se um dos principais expoentes de contracultura da metrópole.
Para celebrar a data, o coletivo ocupa o Centro Cultural São Paulo (CCSP) em “Poesia Maloqueirista em Movimento (10 anos)” – ciclo de atividades que ocorre nos dias 25 e 26 de agosto, em iniciativa que integra o seminário “Estéticas da Periferia”. A entrada para todas as atrações da programação é Catraca Livre.
Nos dois dias, a unidade recebe variadas intervenções artísticas, como espetáculo de dança, performances, pocket-show da cantora Lei di Dai, além de reunir parceiros que ajudaram a fortalecer a trajetória do coletivo.
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
- América Central: 5 países para incluir na sua próxima viagem
- Férias com crianças a 40 minutos de São Paulo
Entre os destaques da programação, está o recente espetáculo multimídia “PoéticaÓtica” – que nasceu em idéia conjunta com o coletivo Barulho.Org -, e será apresentado no sábado (25), às 20h.
Confira a programação completa nas abas abaixo:
Dia 25
Dia 25, às 20h
– PoéticaÓtica
O espetáculo multimídia mistura atrela diferentes linguagens, como poesia, performances e recursos audiovisuais.
O elenco é composto pelos seguintes integrantes: Alessandra Vilhena, Aline Binns, Berimba de Jesus, Caco Pontes, Flávio Gondim de Castro, VJ Adriano Ninguém, além de participação especial do grupo As Yabás. A produão é assinada por Geórgia Martins e Piero Pucci Falgetano.
– As Yabás
O grupo de dança e música apoia seu repertório na valorização das heranças africanas deixadas pelos ancestrais, e que influenciam diretamente na vida dos afrodescendentes e da cultura geral do Brasil.
Elenco: Aidan Licio, Alisson Alexandre, Estelamar Monteiro, Iramara Costa, Marcelo Igbi, Pollyana Almië, Rafael Araújo e Wellingtom Braga.
Dia 26
Dia 26, às 18h
– M.I.N.N.I/C.A.I-MAL – Momento Importante Nessa Nossa Ilíada/Centro de Ação In-forMAL
O encontro revisita o primeiro evento realizado pelo coletivo Poesia Maloqueirista, iniciado em 2005, com proposta de aproximar artistas e processo de novas experimentações de linguagem.
– Lançamento do livro “In-dócil”, volumes 1 e 2, de Renato Limão (Edições Maloqueirista, 2012)
– Performances artísticas de Carlos Galdino, Daniel Minchoni, Juliana Barros, Paloma Kliss, Pedro Tostes e Tula Pilar.
– Pockeshow da cantora Lei di Dai, cantora que apresenta repertoria que une musicalidade jamaicana, batidas eletrônicas e rap.
– Videoinstalação “desmargi_nada”, composta por poemas de Aline Binns, Berimba de Jesus, Caco Pontes, Celso Borges, Glauco Mattoso, Mia Vieira, Celso de Alencar e Sérgio Luiz Dias.