Dicas de como ir sozinha para Montevidéu, no Uruguai

 A ideia de viajar sozinha, para quem nunca passou pela experiência, pode parecer um pouco intimidadora a princípio. Para que a viagem saia conforme o planejado, os cuidados são os mesmos para qualquer tipo de viagem, tais como obter informações sobre o destino e ter os documentos necessários. Montevidéu é um destino perfeito para uma viagem curta, como um feriado prolongado ou até mesmo um final de semana. A capital do Uruguai é uma cidade pequena, acolhedora e muito agradável.

Em parceria com LiviajanteOficial
07/12/2016 21:52

Existe um tabu com mulheres que viajam sozinhas, ainda bem que isso tem diminuído pouco a pouco. A ideia de viajar sozinha, para quem nunca passou pela experiência, pode parecer um pouco intimidadora a princípio.

Para que a viagem saia conforme o planejado, os cuidados são os mesmos para qualquer tipo de viagem, tais como obter informações sobre o destino e ter os documentos necessários.

A escolha do local de hospedagem é igualmente importante. Albergues são perfeitos para viajantes desacompanhados que querem conhecer novas pessoas. Mas, se preferir ficar em hotel, escolha os que estão em regiões centrais, que serão sempre mais movimentadas, inclusive à noite.

Andando pelas ruas de Montevidéu; confira dicas de como viajar sozinha
Andando pelas ruas de Montevidéu; confira dicas de como viajar sozinha

Como chegar?

Existem diversas maneiras de se chegar no Uruguai. O meio de entrada mais comum para se chegar ao país é de Avião, pelo Aeroporto de Carrasco. Existem algumas empresas que fazem o trajeto de ônibus e, para quem está perto da fronteira, a melhor opção é ir de carro.

Inaugurado em 2009, o aeroporto é um dos mais modernos da América Latina e um dos mais bonitos do mundo.
Atualmente, as companhias aéreas que fazem vôos diretos para o Uruguai são TAM e GOL.

O aeroporto, diferente de muitas capitais pelo mundo, localiza-se perto da cidade. Saindo do aeroporto para a cidade, o visitante tem três opções: taxi, ônibus e van.

Táxis e van funcionam 24 horas; mas as vans requerem um mínimo de passageiros para sair.

Taxi – 1.000,00 pesos

Van – 400,00 pesos

Sobre Montevidéu

Montevidéu é um destino perfeito para uma viagem curta, como um feriado prolongado ou até mesmo um final de semana. A capital do Uruguai é uma cidade pequena, acolhedora e muito agradável. Dois dias são suficientes para conhecê-la

A capital do Uruguai é um convite a uma volta no tempo, à uma época em que a vida corria num ritmo mais lento e tudo parecia mais tranquilo e seguro. Montevidéu é uma metrópole com um jeito acolhedor de cidade pequena. E para o turista isso não é diferente. Um roteiro que inclui as principais atrações de Montevidéu pode ser executado em dois dias na cidade, que pode ser facilmente desbravada a pé, pois muitos desses lugares ficam apenas a uma curta caminhada de distância um do outro.

Andando pelas ruas de Montevidéu
Andando pelas ruas de Montevidéu

Onde se hospedar 

A região onde é melhor dormir e acordar na capital uruguaia é o eixo Pocitos-Punta Carretas, uma região de classe média alta localizada junto ao rio e bem servida de comércio. As ruas são limpas e agradáveis, e a maioria dos hotéis é de construção recente. Você pode caminhar pelo calçadão da Rambla (a avenida que acompanha a orla).

Dicas:

  • Planeje muito a viagem e pesquise bem hotéis e albergues (principalmente sua localização). Tente achar comentários de quem já foi
  • Tenha sempre um mapa em mãos e uma ideia bem definida do que planeja fazer na viagem, e antes de aceitar qualquer sugestão de programação, pesquise para saber do que se trata.
  • Evite estar em parques e ruas desertas à noite.
  • Conheceu gente nova? Por mais legais que eles pareçam, opte por encontros apenas em lugares públicos, com mais gente ao redor.
  • Leve vários tipos de meios de pagamento (cartão de crédito, dinheiro vivo, cartão de viagem pré-pago etc.) distribuídos em diferentes esconderijos (um pouco na carteira, outro na mala e algo na pochete interna). Isso ajuda na hora dos imprevistos.

Minha análise

Experimentar a sensação de montar o roteiro exatamente como você quer é incrível. A independência e a liberdade são, mesmo, os aspectos mais citados quando se trata do assunto.

Viajar sozinha aumenta a sua confiança e auto estima

Imprevistos acontecem. Você pode perder uma conexão, fazer uma atividade não listada..mas não se desespere! Nada de faniquito!Não seja tão presa ao seu próprio roteiro, apenas viva!

E por mim, perca a vergonha! Para pedir para tirar fotos, ajudar a tirar a mala da esteira se não tiver força, se precisar pedir informação ou quiser saber qualquer coisa, FALE! Mesmo que não fale o idioma direito, arrisque , faça mimica, dê um jeito. Ninguém vai ver mesmo. Liberte-se.