“Como Nasce uma obra-prima” no CCBB
De 9 de novembro a 8 de dezembro o Centro Cultural Banco do Brasil realiza o curso “Como Nasce uma Obra-prima”, com curadoria e mediação do escritor e pensador Claudio Nigro.
Este projeto discute, com uma linguagem clara e direta, o que diferencia uma obra de arte comum de uma obra-prima.
Quais os fatores que determinam tanto na música como no teatro, ou no cinema, etc, a importância de uma obra que muda o olhar da sociedade sobre si mesma? Qual a diferença de um livro comum e a obra de um grande escritor, como William Shakespeare ou Clarice Lispector? Que peso tem a sociedade, o tempo, a loucura, o mercado, o domínio da técnica e as influências do ambiente na produção cultural? Como isso aconteceu na história da arte mundial e como pode acontecer no Brasil?
- Sesc Santo André: Música e artes cênicas se entrelaçam em uma programação que revisita o samba
- Projeto Meninos e Meninas de Rua de São Bernardo do Campo recebe apresentação da Cia Circo Bem Bolado
- Circo Bem Bolado apresenta “Leve Contrapeso” em diversos espaços de São Bernardo do Campo
- O que fazer no final de semana no RJ? Confira na lista:
Os temas, que vão da filosofia ao cotidiano, têm diferentes abordagens em dois dias cada um e são ilustrados através de trechos de filmes e discussões abertas com o público, em eventos pontuados de performances, referências e intervenções diretas do público.
Inscrições
Inscrições antecipadas para todo o curso pelo telefone (11) 3113 3649, com certificação ao final para aqueles que cumprirem pelo menos 70% de presença.
Nos dias dos eventos haverá retirada de senhas para as vagas remanescentes a partir de uma hora antes do início, porém sem certificação.
Programação
Dias 9 e 10
Talento e Vocação. Arte e Sociedade
A percepção do talento, o percurso da vocação e a relação entre obra de arte e a sociedade. Participação da socióloga italiana Maria Giovanna Musso e do cantor e compositor Chico César, como convidado especial.
Dias 16 e 17
Arte e Linguagem
O domínio da técnica, a transmissão da emoção através da linguagem, o transe criativo e a “relação com as musas”. Participação do Professor Ricardo de Mambro Santos, Willamette University (EUA) e da dupla de instrumentistas e compositores Duofel, como convidada especial.
Dias 23 e 24
Arte e Influência
“A angústia da influência”, a contaminação artística e o peso da história da arte. Participação da Historiadora da Arte e Professora Silvia Meira (MAC-USP) e do artista plástico, cineasta e fotógrafo Arthur Omar, como convidado especial.
Dias 30 e 1
Arte e Loucura
A neurose da criação, o nascimento da poética, o estilo como solução comunicativa. Participação da psicanalista Giovanna Bartucci e do artista visual Caetano Dias, e do poeta Antonio Cícero, como convidados especiais.
Dias 7 e 8
Arte e Mercado
A relação histórica entre arte e economia. Mecenas, governos, produtores. Arte como prisioneira do consumismo, soluções futuras de produção. Participação, no dia 07, do editor Pedro Paulo de Senna Madureira e, no dia 08, da diretora artística do MuBe Renata Junqueira Azevedo e, em ambos os dias, do pintor, escultor e artista intermídia Ivald Granato, como convidado especial.