Espetáculo “Shakespeare Eterno”

Por Redação
24/11/2010 11:22 / Atualizado em 16/12/2010 08:52

Estreia dia 25 de novembro no teatro Ruth Escobar em São Paulo a peça “Shakespeare Eterno”, da Companhia Teatral Olhos de Dentro, que tem como objetivo promover a inclusão social garantindo acesso a todos interessados em fazer do teatro seu meio de comunicação com a sociedade. A peça tem patrocínio da Cielo e a entrada é gratuita.

O espetáculo apresenta cenas marcantes de textos de Shakespeare com uma linguagem contemporânea e tem em seu elenco, entre atores sem deficiência, cadeirantes, portadores de Síndrome de Down e portadores dedeficiência visual.

Na peça, o espírito de Shakeaspeare aparece apenas para os expectadores, guiando-os a uma jornada através de suas obras. Com comentários bem-humorados e sem deixar de compartilhar segredos sobre como foi a criação de seus textos e personagens, o dramaturgo contextualiza as cenas que se desenrolam. Quem interpreta o papel é o experiente Henrique Taubaté Lisboa, ator com mais de 40 anos de carreira teatral.

O texto foi adaptado por Carlos Meceni, premiado ator, diretor e autor. Segundo Meceni, Shakespeare foi o indivíduo que colocou a alma humana no diálogo. “Tudo que existe hoje é pós-Shakespeare, todas as novelas e filmes tem algo de suas obras. Essa peça é um intensivo de Shakespeare, que permite conhecer as cenas mais significativas de seus principais textos como A Megera Domada, Sonho de Uma Noite de Verão, Hamlet, Macbeth, Othelo, entre outras”.

A Filarmônica Jovem de São Bernardo do Campo, sob regência de Daniel César Martins, acompanha ao vivo o espetáculo. O cenário é composto de um telão em que projeções são alternadas com jogos de sombra e luz, enfatizados pelos figurinos coloridos e criativos como o vestido de noiva confeccionado com plástico bolha, cujo efeito no palco resulta em movimento e dramaticidade.