Concerto “Pra Ver a Banda Tocar” no Sesi Paulista
A Banda Sinfônica do Estado, dirigida desde 2004 pelo maestro Abel Rocha, apresenta programação ousada e
inovadora, tornando-se alternativa inteligente e criativa ao tradicional circuito da música erudita.
Além de concertos com o melhor repertório sinfônico para bandas, ousamos espetáculos inusitados como Os Reis do Riso – humorístico com o grupo Parlapatões recentemente lançado em DVD, a Ópera Orfeo de Monteverdi, Carmina Burana, de Orff e os multimídia Sinfonia de uma Exposição, Luiz Gonzaga Sinfônico e Wolfgang.
Tamanha versatilidade somada à constante encomenda e execução de obras de compositores brasileiros, tem rendido críticas extremamente positivas junto à imprensa especializada, justificando seu grande prestígio internacional e colocando o grupo entre os principais organismos sinfônicos da América Latina.
Marcos Sadao Shirakawa Bacharel em Trombone pelo Departamento de Música da ECA-USP, na classe do professor Donizeti Fonseca, estudou teoria e instrumento no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo e no Conservatório Musical Brooklin Paulista.
Atuou como 1º Trombone da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo e foi integrante da Orquestra Experimental de Repertório e Orquestra Sinfônica de Santo André. Participou dos Festivais de Música em Campos do Jordão, Tatuí e Prados, Encontro Latino-Americano de Orquestras Jovens da Argentina e da Conferência Mundial de Bandas Sinfônicas na Áustria. Tem orientação de regência com o Maestro Carlos Moreno. Em 2005, atuou como Regente
Convidado da I Conferência de Bandas Sinfônicas da África do Sul. Foi Regente Assistente da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo no período de 2000 à 2009.
Atualmente é Regente Titular da Banda Sinfônica de Cubatão, Regente Assistente da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, Regente Assistente da Orquestra Sinfônica de Santo André, Professor de Trombone e Música de Câmara na EMESP “Tom Jobim” e Diretor do Programa BEC (Banda Escola de Cubatão).