Concurso de Poesias premia melhores autores com pocket show de Nando Reis

A terceira edição do Concurso de Poesias do SESI-SP e SENAI-SP chega ao fim e hoje, 30 de novembro, vai rolar a premiação das melhores poesias no Centro Cultural Ruth Cardoso a partir das 10h30. Neste edição, cujo tema foi “O mundo através das palavras”, aproximadamente 100.000 textos foram inscritos em diferentes categorias. “Recebemos poesias de diversas faixas etárias, que variavam entre 5 e 70 anos, e de diferentes cidades do estado de São Paulo. Cada categoria vai ser premiada de acordo com o seu nível”, explica Fernando Carvalho, Diretor de Divisão de Educação.

O concurso, que tem o objetivo de atingir o maior número de estudantes das duas entidades, é bianual e tem crescido a cada edição – o primeiro concurso teve 42.442 trabalhos inscritos. Diferentemente dos outros anos, desta vez foi dividido em três etapas: local, regional e estadual. As obras inscritas foram divididas em 11 categorias de acordo com a faixa etária e o nível de escolaridade dos autores. Participaram da última seletiva os 209 melhores trabalhos classificados nas etapas anteriores. O julgamento das obras em cada fase foi feito por comissões compostas por professores, pedagogos, mestres e doutores da instituição em Língua Portuguesa.

“A finalidade do concurso é despertar o interesse das pessoas pela poesia e literatura. Fazemos um trabalho bem amplo e pedagógico para que os estudantes tenham interesse em participar. A criação é livre, não analisamos a técnica, mas sim o conteúdo.” E de acordo com Fernando, as poesias são interessantes por exatamente serem muito diferentes nos formatos de expressçao. “Tem muita coisa com bastante qualidade. Alguns textos mais simples, outros mais complexos, “as poesias falam de tudo, do cotidiano, de sentimentos. Há também brincadeiras com as palavras e com a língua portuguesa”, revela.

Os 11 melhores trabalhos de cada modalidade farão parte de uma antologia publicada pelo SESI-SP e que será entregue aos participantes durante a solenidade. O evento será encerrado com um pocket show do cantor e compositor Nando Reis.