Condenados – No meu país, minha sexualidade é um crime
A exposição “Condenados – No meu país, minha sexualidade é um crime” entra em cartaz na Caixa Cultural Sé dia 21 de maio e segue até 17 de julho com a entrada gratuita.
“Condenados …” é o resultado de um longo trabalho de pesquisa do fotógrafo e jornalista francês Philippe Castetbon, que consiste na exposição de uma seleção de 50 fotografias de homens homossexuais coletadas em cerca de 80 países onde esta opção sexual é condenada e considerada um crime.
Cada fotografia é acompanhada de um texto contendo o testemunho de cada fotografado em conjunto com o artigo da lei que proíbe a prática homossexual em seu país.
- A merda que pode dar na democracia se Bolsonaro for reeleito
- Em quais casos o aborto é permitido no Brasil?
- Mexicana é condenada a chibatadas por denunciar abuso sexual no Qatar
- McDonald’s é condenado por caso de homofobia em SP
O resultado deste trabalho foi publicado por Castetbon no livro “Les Condamnés” (editora H&O) em 2010 e a exposição, inaugurada no mesmo ano, já percorreu cidades como Paris, Aubervilliers, Montpellier, Genebra, Viena, entre outras, chegando, agora, ao Brasil.
Sendo a discriminação sexual um dos temas de direitos humanos mais discutidos na atualidade, o projeto potencializa as discussões e ações sociais de cooperação nacionais e internacionais através do papel social da arte em defesa da cidadania e liberdade de expressão.
Palestras
Para dar continuidade às manifestações contra o preconceito e a abordagem sobre a homosexualidade, a programação da exposição recebe nos sábados, 18 e 25 de junho, às 17h, palestras e debates em torno das questões dos direitos humanos, saúde física e psíquica.
Dia 18, o debate será “Os Direitos Humanos e a homossexualidade no Brasil e no mundo”, com Gustavo Bernardes e Beatriz Bissio. Já no dia 25, Jacqueline Cortes e Cristina Rauter falam sobre “Saúde física e psíquica das minorias sexuais”.