Confira a 2ª edição do FestiVaia

Literatura, poesia, teatro e dança contemporânea se unem em espetáculos

Simetricamente dispostos, os termos “viva” e “vaia” tomaram um novo sentido quando proferidas por Augusto de Campos, inspirado pelo conselho de Jean Cocteau citado em seu livro: “Aquilo o que o público vaia, Cultive-o, é você”.

divulgação
Espetáculo "Eu em Ti", apresentado pela Borelli Cia de Dança

Pensando nisso, a 2ª edição do FestiVaia traz cinco produções que trazem a proposta do projeto “O Inferno de Wall Street”. Nas performances, dança e literatura se misturam nas apresentações artísticas que acontecem de 4 a 8 de outubro no Espaço Cariris, com entrada a R$ 10.

O evento é finalizado com um “Camelódromo Cultural”, com “Sustentar” como tema. Entre os grupos convidados, estão: Núcleo Marcos Moraes, Borelli Cia de Dança, Sílvia Geraldi, Taanteatro e Passo Livre. A coordenação é das irmãs  Eliana e Sofia Cavalcante.

Confira abaixo a programação completa por dia:

Dia 4
21h – Projeto SoccerDatingFood
Com: Núcleo Marcos Moraes

Trabalho resultante da residência artística realizada em Lisboa, a apresentação é plataforma aberta à pesquisa e à criação cênica. Nela, a busca por ‘modos de fazer’ da dança
contemporânea a partir de encontros possíveis em processos colaborativos e das sínteses operadas pelo corpo.

Dia 5
21h – Eu em Ti
Com: Borelli Cia de Dança

Inspirado na obra de Ismael Nery, o espetáculo combina as linguagens da dança e do teatro para explorar a abstração do corpo erótico e santificado. O título é de um poema de Adalgisa Nery, com quem o pintor e poeta foi casado. Concebido, dirigido e coreografado por Sandro Borelli, o espetáculo faz parte do projeto Muro de Arrimo, contemplado pelo 10° Programa Municipal de Fomento à Dança da cidade de São Paulo.

Dia 6
21h – Todas as Tardes
Com: Silvia Geraldi

Na apresentação, o exercício interior diário, praticado em favor da redescoberta do amor e do relacionamento a dois. O encontro amoroso requer, hoje em dia, um exame e um manual (completo), com um mapa atualizado que reflita o território conquistado por homens e mulheres. Livremente inspirado na obra “La invención de Morel”, do escritor argentino Adolfo Bioy Casares.

Dia 7
21h -Máquina Hamlet Fist
Com: Taanteatro

Por ocasião dos 20 anos de existência da Taanteatro Companhia, o início da apresentação traz “Máquina Hamlet fisted” com elenco de novos e jovens integrantes de nosso grupo. Inspirado pela obra de Heiner Mülller, o espetáculo teatro-coreográfico político situa seus protagonistas – Hamlet e Ofélia – no limiar entre a aceitação e a revolta contra as tradições de poder da América do Sul.  

Dia 8

21h – Anjo Novo
Com: Núcleo Passo Livre

Inspirado inicialmente em texto de Walter Benjamim, remete ao pequeno quadro de Paul Klee – “Ângelus Novus” -, para expressar alegoricamente um progresso que dissolve passado e futuro e se revela funesto e catastrófico.

O  trabalho das irmãs Cavalcante busca um ponto de intersecção entre a memória e a ação de pessoas que vivem ou
circulam num pedaço de São Paulo – não por acaso, o mesmo bairro que sedia o novo espaço, Pinheiros – e a paisagem geográfica e arquitetônica que as envolve.

Dia 9

Das 15h às 21 horas
Camelódromo Cultural

O Camelódromo Cultural é um evento que tem por princípio provocar uma discussão sobre a arte e o mercado priorizando o papel do artista com suas potencialidades de criação e necessidades de sobrevivência. Um dia de cultura e movimentação das artes.