Conheça a pacata Guararema, a apenas 80 km de São Paulo
A região do Alto Tietê esconde tesouros bem pertinho de São Paulo. Um deles é Guararema. Localizada a cerca de 80 quilômetros da capital paulista, a cidade tem fácil acesso pelas rodovias Ayrton Senna e Presidente Dutra.
Guararema é uma cidade bem charmosa para passar o dia. Um passeio barato porque muitas atrações são gratuitas. Além disso, tem muitas construções do século 18 e que são preservadas pelo Patrimônio Histórico. O blog Passeios Baratos em SP mostra o que visitar na cidade.
Estudei em Mogi das Cruzes que é vizinha à Guararema, mas nunca tinha ido até lá. Anos depois vi em um programa de TV uma dica de passeio falando da estação ferroviária de Luiz Carlos, em Guararema, que é ponto turístico. Achei tão legal que tive de ver ao vivo. Como eu moro na região leste da cidade, levei cerca de 40 minutos até lá.
- Estudo alerta para o risco de câncer de intestino em jovens brasileiros
- Quando é o melhor momento para consumir vitamina D
- Por que este traço psicológico pode indicar falta de ômega 3?
- Saiba como estudar de graça no Reino Unido
Parece que Guararema foi feita à mão. A cidade é tão organizada, ruas limpas, as casas com jardins floridos! Muita gente sai de São Paulo e vai até lá só para passar o dia. Aquela típica cidadezinha do interior com parque, praça, restaurante, sorveteria, maria fumaça, enfim, tudo para se divertir.
Passeio de trem Maria Fumaça
Em Guararema dá pra fazer passeio de Maria Fumaça! A Estação Ferroviária é do século 19 e foi palco do transporte de cargas e pessoas entre 1876 e a década de 1970. Hoje a estação foi transformada em Centro Cultural e um trecho da linha foi reativado e hoje serve de meio de transporte industrial para uma empresa. A Estação Ferroviária de Guararema também integra o Pátio dos Ferroviários e lá fica estacionada a Maria Fumaça.
Aos finais de semana, feriados e emendas de feriados ocorrem passeios na Maria Fumaça. Ela percorre o trecho entre a Estação de Guararema e o bairro de Luís Carlos. Os bilhetes custam em média R$ 55, os dias e horários de partida podem ser encontrados em http://www.tremdeguararema.com.br
Atrações
No Recanto do Américo chama a atenção o miniparque ecológico, com pontes e decks de madeira ligando uma das margens do Paraíba a duas ilhotas cobertas de Mata Atlântica. No Parque de Lazer Professora Deoclésia de Almeida Melo fica o Centro Artesanal Dona Nenê. Um pouquinho mais à frente está a estação ferroviária. O Centro Artesanal é o lugar onde você vai fazer compras. Mas não é só lá. A cidade tem diversas lojas perto da Igreja da Matriz.
O Parque de Lazer Professora Deoclésia de Almeida Melo é interligado à Praça Nove de Julho pela Travessia Dona Victória e Pátio Zé da Bala. A área tem um espaço amplo, com bancos e um lindo gramado. No dia que eu fui, alguns moradores faziam piquenique no lugar.
Se você gosta de mato, precisa conhecer o Parque da Pedra Montada. Ele está mais distante do centro, mas é de fácil acesso. A cidade tem placas indicando o lugar. O parque tem uma trilha com trechos de subida. Leve repelente!! A visita vale a pena. O parque é bem sinalizado, tem um restaurante lá dentro e uma coisa bem curiosa: a Pedra Montada. Na verdade, são duas pedras uma em cima da outra. Lá também tem a Pedra do Tubarão, o nome já diz tudo. O parque é bem gostoso para quem gosta de fazer trilhas. Lá também tem um espaço com playground e uma bela vista.
E se você é daqueles que recorre a São Longuinho pra encontrar coisas perdidas, pode ir até a Igreja Nossa Senhora da Escada, que fica a 3,5 quilômetros do Centro, próximo a um dos portais de Guararema. A Igreja tem arquitetura tipicamente barroca, com paredes em taipa de pilão. A Igreja resistiu à ação do tempo, passou por reformas e ampliações até ser tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Essa é a única Igreja do Brasil que possui a imagem de São Longuinho em altar, conhecido popularmente como o Santo dos objetos perdidos.
No final do ano a cidade lota porque é feita uma decoração especial de Natal que encanta adultos e crianças.
Serviço:
Como chegar a Guararema:
De carro: Saindo de São Paulo, tem acesso pelas Rodovias Ayrton Senna, Presidente Dutra, Carvalho Pinto. É só seguir as placas.
Ônibus: saem todos os dias do Terminal Tietê. Valor da passagem sob consulta. Duração da viagem: 1 hora.
Já visitou Guararema? O que gostou mais? Veja outros lugares para visitar no blog e curta a fanpage no Facebook