Conjunto Retratos homenageia Noel Rosa na Livraria Cultura

Sábado, dia 11 de dezembro, o Conjunto Retratos faz uma homenágem ao centenário de nascimento do cantor e compositor Noel Rosa na Livraria Cultura – Shopping Market Place. O ingresso é um kg de alimento não perecível.

Nascido no Rio de Janeiro/RJ no dia 11 de Dezembro de 1910, foi o primeiro filho de seu Manoel e dona Marta de Medeiros Rosa. Noel aprendeu a tocar bandolim com sua mãe, inclusive compôs um choro para este instrumento.

Quando tocava no colégio, todos os meninos e meninas paravam para ouvi-lo e ficavam impressionados. Com o tempo, adotou o violão, instrumento que seu pai tocava. Apesar de ter vivido pouco, apenas 26 anos, Noel compôs mais de 300 músicas e também foi para a faculdade de medicina, que apesar de ser a alegria da família, não tinha a ver com o poeta, mas que lhe rendeu o excelente samba Coração, perdemos um médico cardiologista, mas o Brasil ganhou um dos maiores poetas do samba de todos os tempos.

Divulgação
Conjunto Retratos

O Conjunto Retratos surgiu em 2006 em homenagem a Suíte Retratos, escrita por Radamés Gnatalli (1906-1988), cuja peça musical com quatro movimentos tinha a finalidade de apresentar o “retrato” dos compositores que Radamés considerava fundamentais para a fixação do gênero choro: Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Anacleto Medeiros e Chiquinha Gonzaga. Composição esta, dedicada a Jacob do Bandolim.