Coreografias no Teatro de Dança

O Teatro de Dança apresenta, de 25 à 28 de março, a Companhia Experimental de Dança Waldete Brito, do Pará, que vai apresentar duas coreografias “O seguinte é isso…” e “(Des)vestido”.

Depois de ganhar o prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna/2009, a companhia está na cidade de São Paulo pela primeira vez, comemorando dez anos de existência.

Sobre Waldete Brito

Waldete Brito é graduada em Educação Física, Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia, e doutoranda pela mesma instituição de ensino superior.

É bailarina, coreógrafa, pesquisadora de dança contemporânea, professora da Escola de Teatro e Dança da UFPA e coordenadora geral dos cursos técnicos de teatro, dança e cenografia.

divulgação
Companhia Experimental Waldete Brito

O seguinte é isso…
“O seguinte é isso…” é um exercício que nasceu dos laboratórios de improvisação utilizados durante anos como procedimento de estímulo à criação da companhia. Trata-se, portanto, de uma criação desvencilhada do rigor da criação tradicional de coreografar.

Uma dança despojada e desafiadora para o elenco, que cria a dança no exato momento em que o espetáculo acontece. O espetáculo é dividido em 09 cenas, e tem duração de 45 minutos. Bolas, balões e aparelhos de telefones de celular compõem o espaço da cena, e, ao mesmo tempo, se revelam elementos da composição coreográfica.

(Des)vestido
Já “(Des)vestido” foi previamente coreografado e ensaiado, de modo que o jogo do improviso tem pouco espaço na cena. O principal ponto de partida para essa criação está na essência do poema “O caso do vestido”, de Carlos Drummond de Andrade, porém, a coreografia não foi criada de forma literal ao poema.

“(Des)vestido” envolve nove intérpretes que durante 50 minutos fazem uma releitura do texto de Drummond em 10 cenas, revelando os diferentes modos de (des)vestir o poema corporalmente.