O Circo e o Modernismo Brasileiro: Vertentes e Desdobramentos

De 9 a 23 de abril, acontece na Galeria Olido o curso “O Circo e o Modernismo Brasileiro: Vertentes e Desdobramentos”, gratuitamente.

Dividido em três etapas, o curso pretende situar o universo do circo, destacar características específicas e apresentar os modos de ser dessa arte popular, sua linguagem gestual e verbal, visando caracterizar a representação dos palhaços.

O objetivo dos encontros é relacionar essa vertente da cultura popular com diretrizes das vanguardas europeias do século 20, além de acentuar a importância do circo no âmbito do modernismo brasileiro, na década de 1920. Na discussão, serão abordadas produções de diferentes artistas da área da pintura, cinema e literatura.

Em relação à literatura e à crítica, serão destacadas obras de Oswald de Andrade e de Mário de Andrade; e textos de Yan de Almeida Prado, de Décio de Almeida Prado e de Paulo Emílio Salles Gomes. É comentada, ainda, a presença do poeta franco-suíço Blaise Cendrars no Brasil, primeira personalidade a reconhecer o talento do palhaço Piolin.

Com Maria Augusta Bernardes Fonseca (professora do departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da FFLCH/USP e autora dos livros: Palhaço da burgusia – Serafim Ponte Grande e o universo circense, da editora Polis/1979; e Oswald de Andrade – Biografia, da editora Globo/2008/2ª edição.